segunda-feira, 11 de julho de 2011

Lago Jacarey


 Localizado no bairro Cidade dos Funcionários o Lago Jacarey faz parte da bacia hidrográfica do Rio Cocó. O espelho d'água mede 1,51 ha, o volume é de 18.131 m³ e a profundidade média é de apenas 1,20 metros. Fica no meio de inúmeras unidades residenciais e comerciais e o seu entorno é uma agradável área de lazer, com pista para caminhada, e uma praça, tudo administrado pela associação de moradores.




Saídas de esgoto são vistas ao longo do lago, um claro indício de contaminação e poluição da água.


situação atestada pela prefeitura de Fortaleza



 A praça e o entorno do lago atraem coopistas e famílias do bairro Cidade dos Funcionários e dos bairros vizinhos. Nos finais de semana o movimento aumenta bastante com as opções de lazer, que incluem pequenos comércios como a venda de artesanato, bijuterias, brinquedos, roupas e diversas barracas que comercializam alimentos e bebidas. 

Rua nas proximidades do lago. 

fotos: 
Rodrigo Paiva

23 comentários:

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Sempre vejo ônibus pra Jacarey, mas nem sabia onde ficava e, muito menos,que tinha um lago tão lindinho. A pena que dá, são as saídas de esgoto...tanta belaza, com água poluida!Gosto do nome: "Lago Jacarey"!
As fotos, como sempre, lindas...ah! desconfio que conheço esse Rodrigo Paiva rsrsrs...

Boa noite, Fátima

Ana Luz disse...

Sou da aldeia e não conheço as paisagens. O lago Jacarey tenho certeza nunca o vi.Muito belo.

Fátima Garcia disse...

O lago fica na cidade dos funcionários, o acesso (o que eu sei) é pela Av. Oliveira Paiva, dobrando naquele terreno dos correios. O lugar é bem agradável e os moradores querem criar o bairro Lago jacarey.

Anônimo disse...

Muito boas suas observações muito bem dadas ao lago Jacarey. É um lugar muito bonito em se traar de uma área urbanizada.
Lamentavelmente o lago está poluído por causa dos efluentes de esgoto.

Fátima Garcia disse...

obrigada anônimo, pelos comentários e pela visita ao blog. Quanto ao lago é bastante poluído sim, embora tenha muita gente pescando por ali.
abs

Erivaldo Lucena disse...

Parabéns Fátima,muito boa sua iniciativa em divulgar esse oásis dentro de nossa Fortaleza.Faço Especialização em Planejamento e Gestão Ambiental na UECE,e estou pensando em fazer meu trabalho de conclusão de curso tendo como tema o Lago Jacarey.
Forte abraço p a senhora.

Fátima Garcia disse...

Acho uma boa idéia, seu trabalho pode contribuir para melhorar as condições ambientais do espelho d'água e de seu entorno.
obrigada pela visita ao blog, volte sempre

Anônimo disse...

Fátima eu trabalho com camas elasticas para crianças, tem algum problema em colocalas na praça????

Fátima Garcia disse...

Olá Anônimo
Pessoalmente não sei informar, mas aconselho a que voce procure a associação de moradores do lago jacarey, na praça alguém lhe dirá onde encontrá-los.
boa sorte

Luzia disse...

Boa noite! Adorei o seu blogger. Me chamo Luzia e sou acadêmica do 4 período do curso de enfermagem na Estácio/Fic e gostaria de solicitar as fotos usadas para descrever o lago do jacarey no seu blogger para confeccionar uma apresentação feita de slides cujo tema é sobre Territorialização: Áreas de lazer, Saúde,problemas que afetam a Saúde. Meu email é leidivaneluzia@hotmail.com
Muito obrigada desde já.

Fátima Garcia disse...

Oi Luzia,
já enviei as fotos p/o seu email. Bom trabalho e obrigada pela visita ao blog

Anônimo disse...

Estive lá ontem a noite, lugar muito agradável, fiquei impressionado com o movimento e e com varias opções de lazer para crianças ai ar livre. Foi um barato, skol gelada com os amigos, familia reunida e boa musica

Fátima Garcia disse...

olá anônimo,
também gosto de andar por ali, acho agradável, seguro e com muitas opções de lazer.

Anônimo disse...

Gostaria que houvesse no lago jacarey um movimento para que se volte a ter a paz e a tranquilidade , hoje em dia aqui so tem barulho, rock , bebedeira, faz falta a epoca que aqui era um bairro somente domiciliar.Ja pensei ate em fazer um a baixo assinado quem sabe alguem mais pense como eu

Fátima Garcia disse...

olá anônimo,
você deve morar no entorno do lago, já que a movimentação toda é restrita áquela área. Quanto a voltar a paz e a tranquilidade, acho dificil. Esses lugares quando viram moda, a tendência é ficar cada vez mais movimentado.
abs

Anônimo disse...

Olá, poderia me informar quais os onibus que passam ao lado do lago? Gostaria de visitá-lo..
Existe algum do Teminal da Parangaba?

/Lia

Unknown disse...

Bom dia, Fátima

Como na praça do lago, e gostaria de saber, quantos metros tem o perímetro dela, teria como me informar, caso você saiba, pois a informação que tem na praça, está um tanto confusa.

Fátima Garcia disse...

Olá Willame,
não sei lhe informar o perímetro daquela área, não encontrei essa informação em lugar nenhum.
abs

Anônimo disse...

Voce terá que pegar o 315 (messejana - parangaba) do terminal da parangaba e ir até o terminal da messejana. No terminal da messejana irá pegar o 068 (messejana - papicu - via cambeba) ou o 019 (messejana - papicu - via manibura) e vai descer em frente ao lago, peça ao motorista pra parar no lago, os motoristas dessas duas linhas são sempre simpáticos. (Pego esse onibus todo dia pra ir pra facul) espero ter ajudado!

Anônimo disse...

Boa tarde, visitarei hoje o lago para conhecer poderia me informar o horário que começa a funcionar as barracas?

Anônimo disse...

Boa tarde, gostaria de saber se alguém sabe como colocar algo para vender no lago, como funciona as barracas de comercio ? Gostaria de expor meu trabalho.

Anônimo disse...

Bom dia!!! Eu gostei muito do seu blogger, é bastante interessante e você explica muito bem as historias. Me chamo Lucilene e sou acadêmica do 7 período do curso de Arquitetura e Urbanismo na UNIFOR e gostaria de solicitar as fotos usadas para descrever o lago do jacarey no seu blogger para confeccionar uma apresentação feita de slides cujo tema é sobre Revitalização. Meu email é lucileneaguiar123@hotmail.com
Muito obrigada!!!

Anônimo disse...

Oi,é porque perdi minha carteira com todos os meus documentos meu nome é Amanda Luísa Macêdo Da Silva,por favor se alguem encontrou entre em contato comigo 85 996308397 pf estou desesperada