Fortaleza - 285 anos
A obra era para homenagear a passagem do centenário da imigração japonesa no Brasil, que ocorreu em 2008.
Depois de muitos adiamentos, foi finalmente inaugurado no dia 11 deste mês de abril, com muita falação, com a presença da prefeita, políticos e convidados.
O nome do espaço é uma homenagem a Jusaku Fujita, que segundo consta na placa de identificação, foi o primeiro imigrante japonês a chegar ao Ceará, no ano de 1923.
Durante a 2ª. Guerra mundial sofreu represálias por conta da nacionalidade, e perdeu todos os seus bens materiais, tendo de recomeçar do zero.
Durante muitos anos Jusaku Fujita – que havia mudado o nome para Francisco Guilherme – morou no bairro de Otávio Bonfim e era proprietário do Jardim Japonês, na Avenida Bezerra de Menezes, que nesse tempo ainda era chamada de Rua Juvenal Galeno.
A construção do Jardim Japonês custou cerca de R$ 2 milhões aos cofres públicos e segundo a prefeita, é um presente de aniversário para Fortaleza.
Fica na Avenida Beira Mar, no Morro do Granville, entre as Ruas José Napoleão e Júlio de Carvalho.
44 comentários:
Muito belo,permita Deus que haja o serviço de manutenção.
Muito lindo, vou lá conhecer logo logo...
Eu nem sabia que tinha sido inaugurado. Demorou tanto!
Pelas fotos, parece bonito.
Deus vai, com certeza permitir, Ana Luz,o problema é que a Dama de Vermelho, depois de um certo tempo, abandona o "último filho". Faço votos para que algum Fujita da terra adote-o.
Gostei, lindo!
Beijos, Fátima
Esse jardim fica em Fortaleza? nunca tinha visto
Velho, parabéns pelas fotos e pelo blog, procuro fotos boas desse jardim há dias
salvei o blog nos favoritos xD
O jardim japonês foi inaugurado no dia 11 deste mês. Nesse fim de semana passado, as bombas de água estavam desligadas. existe cascatas e a água do riacho é corrente). Perguntei a um dos guardas municipais (sim, tem isso lá)e ele falou que estava em manutenção (estranho que algo que acabou de ser inaugurado já precise de manutenção).Tirando esse senão, o lugar é bonito e bem temático, com vários símbolos da cultura japa. Anônimo das 22:28, o lugar é em Fortaleza sim, fica na av. Beira Mar, e estava sendo construído desde 2008.
Gabriel, obrigada pela visita e volte sempre.
Ana Luz, Lúcia,e anônimo das 18:36, aconselho que visitem o lugar, vale muito a pena.
Fala sério...
Isso é uma coisa que podia esparar, enquanto que a Saúde, a Educação e os "pequenos" buracos das vias de Fortaleza necessitam de um pouco mais de atenção.
Quer um conselho ? não venha a Fortaleza. è provável que voce adore o Jardim e fique totalmente frustrado com o restante da Cidade.
Olá Sr(a) anônimo(a)
concordo que a cidade tem outras prioridades, bem mais urgentes, muito mais necessárias. A construção do jardim é de um "non sense" que salta aos olhos, mas já que foi feito, que os recursos já foram gastos, que pelo menos sirva para o lazer da população. A motivação também é risivel: comemorar o centenário da imigração japonesa. Quem tem que comemorar são eles, que vieram p/cá e foram bem recebidos e acolhidos. Já a reciproca não é verdadeira. Os japoneses acolhem mal os emigrantes, especialmente os brasileiros. Mas uma bola fora.
Depois que vi no blog fui lá conhecer o jardim, achei muito bonito, valorizou a paisagem da beira mar. Quanto a migração japonesa, voce está certa, eles que joguem as mãos pro céu e agradeçam muito por morarem no Brasil e em Fortaleza.
adoro esse blog
OI,ME CHAMO HELEN KERLLEN,ADOREI AS FOTOS,MAS FALTOU A DA CASCATA.CONTINUE MOSTRANDO AS BELEZAS DE FORTALEZA-CE.
Olá Helen,
já fui duas vezes no jardim e as cascatas estavam desligadas nas duas ocasiões, em manutenção, dizem. Quando conseguir fotografar volto a postar.
bjs
Estou doida conhece o espaço mais n sei como chegar la??pode me disse com chegar la.bjs
Olá anonimo
o Jardim japonês fica na Av.Beira Mar, depois do Náutico, quase chegando na Volta da Jurema.Existe um programa no google "maps" que voce indica onde está, onde quer chegar e o programa lhe indica o percurso. Tente essa opção, ou então me informe de lugar voce vai sair, que eu lhe digo como chegar. boa sorte. abs
não conheço ainda mas logo quero conhecer olhando as fotos são imagens lindas.
bom passeio Joseane, e obg.pela visita. volte sempre.
Que vergonha!
olá Maria Pinheiro,
especificamente, o quê você considera uma vergonha?
Olá, eu sou do Rio de Janeiro e fui pra fortaleza na semana do dia 18. Tirei algumas fotos desse Jardim, postei 5 no meu flickr caso vcs queiram conhece as minhas fotos. Parabéns pelo blog e pelas fotos, eu fui conhecer esse jardim graças ao blog ;) Um abraço
http://www.flickr.com/photos/diogocarreirafortunato/sets/72157627863158822/
Os japoneses não recebem mal os emigrantes brasileiros coisa nenhuma!Certo que existe sim pessoas que vão olhar pra vc de uma forma diferente e tal,mas nunca irão agredir de qualquer forma!Vc sabe a maravilha que é morar no Japão quando vai pra lá e a forma como eles vivem na sociedade é bem melhor do que no Brasil.
olá anônimo,
não é bem o que ouço por ai.
Olá Adrian,
vi suas fotos, muito boas, obrigada pelas visitas, volte sempre, ao blog e à Fortaleza.
É muito bonito mesmo. Pena que o calçadão da avenida esteja tão deteriorado!
Gostei muito do seu Blog.
Sou de Fortaleza e moro em São.
Sinto muita saudade da minha amada terra e sempre que posso vou mata a saudade.
Gostaria se for possível manda essas fotos do Jardim japonês.
Obrigado
Eliene Marreira
Olá Eliene,
informe um endereço de email que eu lhe mando as fotos. obrigada pela visita.
como faço pra chegar ao jardim de onibus?por favor me informe,obg.
Olá anônimo,
pegue qualquer ônibus que passe na Avenida da Abolição. O jardim fica na Avenida Beira Mar, (paralela à Abolição) depois do Náutico, já perto da curva da Volta da Jurema.
Gostei muito das fotos, e gostaria de saber como faço para chegar lá de onibus, saindo da Av. Bezerra de Menezes?! Desde já agradeço e parabéns pelo blog. Muito bom!
você pode pegaar na Bezerra de Menezes o ônibus da linha Antonio Bezerra-Mucuripe. Você desce na parada logo depois do Náutico, na Av da Abolição. bas
pegando a topik 11 na aveninda lest oest.. sera que passa enfrente ou perto do jardimk???? por favor aguardo a resposta..
pra que meu deus
anônimo, não conheço o percurso da topic 11, ainda pesquisei na net e não achei.
com tantas prioridades não? Mas nós somos assim, megalomaníacos, temos postos de saúde e escolas que não reúnem as as mínimas condições de funcionamento, as ruas estão esburacadas e feias, o transporte coletivo é abaixo da crítica, mas construímos equipamentos assim, de primeiro mundo.
Realmente ficou lindo!Pena que coisas que realmete possam mudar a vida das pessoas sejam deixadas para depois,enquanto é tirado 2 milhoes dos cofres publicos para contruir uma praça,o IJF está lotado com pessoas espalhadas pelo chão por falta de estrutura,porque não investiu esse dinheiro na saude publica?
Deve ser porque não depende de atendimento do SUS como eu.
já houve um tempo nessa nossa Fortaleza que havia verbas para todos os serviços básicos e mais para o embelezamento da cidade. Hoje, que a arrecadação de impostos aumentou estupidamente, não temos mais nada. Na minha opinião, há recursos, para a saúde, para a educação e para manter a cidade. o que falta é gente séria, honesta e competente para gerir esses recursos. Nossos governantes tanto a nível municipal quanto estadual, nos matam de vergonha.
Pena que não houve manutenção.....não tem mais casacata e a água tá imunda, cheia de lixo...é uma pena...parece que a dama de vermelho abandonou este bebê!
Mirza
oi tudo bem fiquei muito interessado em saber que em fortaleza existe um jardim em homenagem aos fujitas,mesmo porque eu tenho esse sobrenome meu nome é ricardo e eu moro em brasilia,gostaria de saber se esse senhor tem algum grau de parentesco comigo,ficaria muito feliz em saber!
Olá Ricardo,
não tenho maiores informações sobre as origens da familia Fujita, além de que Jusako emigrou para o Brasil sozinho, lá pelos anos 30, e que comercializava flores num jardim japonês aqui em Fortaleza. Talvez voce devesse entrar em contato diretamente com algum deles, tente uma dessas midias, como facebook, alguém deve ter perfil por lá.
abs
Alguém sabe me dizer se os ônibus Siqueira/Praia de Iracema, ou o Parangaba/Mucuripe ou o Circular 1 ou 2 ou o Parangaba/Náutico passam lá?
a epoca da imigração, imigrantes japoneses também, foram mal recebidos e as pessoas brasileiras ( nem todo mundo rs )fazem merda lá, no país deles
gostaria de saber se esta aberto ao público hoje terça de carnaval
Era muito mais irado quando era o Granvile
Estamos em abril de 2019 e.queria conhecer esse jardim..mas pelo q li, não devo ir pois está abandonado..
Paga quando pra entrar
Olá, Parabéns pelos artigos, eles tornaram o Blog excelente!!!
Somos da Grameira Áreas Verdes uma empresa que produz, comercializa e aplica Grama Natural de altíssima qualidade nos mais diversos segmentos e regiões do Brasil.
Visite nosso site e confira os Tipos de Grama que trabalhamos:
Grama Esmeralda
Grama Bermudas
Grama São Carlos
Grama Batatais
Grama Santo Agostinho
Grama Coreana
Fornecemos para todo o Brasil, solicite-nos um orçamento para sua cidade e obtenha o melhor Preço de Grama do mercado, entre tantos municípios distribuímos:
Grama em São Paulo SP
Grama em Campinas SP
Grama em Guarulhos SP
Grama em Ribeirão Preto SP
Grama em Belo Horizonte MG
Grama em Rio de Janeiro RJ
Confira !!!
Postar um comentário