a tecnologia a serviço da fé
Inaugurada em 25 de março de 1886, a construção da Igreja do Sagrado Coração de Jesus foi uma iniciativa do casal José Francisco da Silva Albano e Liberalina Angélica da Silva Albano (Barão e Baronesa de Aratanha), com o apoio de Dom Luis Antonio dos Santos.
Ficou conhecida como Igreja dos Albanos.
A grande seca de 1877-1879 deixou um grande número de flagelados em Fortaleza, para aproveitar essa mão-de-obra e dar emprego a essa gente é que foi construída a igreja, em frente a Lagoa do Garrote, no Parque da liberdade (atual Cidade da criança), no Morro do Pecado, onde já existia uma capela em louvor a Nossa Senhora das Dores.
O primeiro administrador da Igreja foi o padre Antonio Xisto Albano, filho do Barão de Aratanha, que ali ficou até 1901, quando foi transferido para o Maranhão.
Nessa ocasião o Bispo Joaquim José Vieira resolveu entregar a administração do templo à Ordem Seráfica dos Capuchinhos da Missão do Maranhão. A transferência se deu no dia 3 de junho de 1901.
O templo era simples, em linhas neoclássicas e neo-góticas, se assemelhava à Igreja do Carmo.
Em 1952, os engenheiros Luciano Pamplona e Valdir Diogo aumentaram a altura da torre e colocaram um imenso relógio trazido de Roma na fachada. Cinco anos depois, em 1957, a torre cedeu e soterrou a entrada da igreja. Não houve vítimas.
Ao invés de reconstruírem a igreja, pois apenas a torre fora afetada, os capuchinhos optaram por derrubar toda a igreja para construírem uma bem maior, com rampas para subida dos carros, uma torre vazada e uma grande cúpula sobre a nave principal.
A nova igreja foi inaugurada em 1961.
a entrada principal da Igreja há muito foi isolada em razão dos ambulantes que se postaram no local
Em 2001, pequenas reformas marcaram o centenário dos capuchinhos no Ceará. A cúpula ganhou pintura nova. O painel externo inspirado no Cântico do Irmão Sol de São Francisco de Assis, feito em 1961 com pastilhas coloridas, foi substituído por um em alto-relevo
Em razão da insegurança que ronda o centro da cidade, o templo é todo cercado de grades
A Igreja do Sagrado Coração de Jesus fica na Avenida Duque de Caxias, 235, Centro de Fortaleza
fontes:
Cronologia Ilustrada de Fortaleza, de Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez)
Jornal O Povo
3 comentários:
Olá Fátima,
Sou fortalezense e gostei muito de saber a origem da Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Quando criança morei no centro da cidade, estudei no antigo colégio Pio X, em frente a igreja e aos domingos ia à missa com minha mãe neste templo. Não conheci a igreja original, pois nasci em 1979 e o prédio já era o atual na minha infância. Recordo com saudosismo como eu mirava a abóboda celeste da igreja durante a missa escutando o eco do sermão do padre e os cânticos da celebração. Pena a violência requerer o uso de grades ao redor da igreja. Afinal, somo nós que precisamos ficar presos? Gosto muito do seu Blog, leio sempre.
Um abraço!
obrigada Erivelton, pretendo fazer um post sobre o prédio do colégio (acho que hoje é uma faculdade, né?)quanto as grades, vejo com tristeza que té os templos católicos estão sofrendo os efeitos da violência urbana. preocupante!
LINDA IGREJA,ENCRAVADA ENTRE OUTROS PRÉDIOS E EM LOCAL BEM ARBORIZADO, A PARTE INTERNA COM SUA ABÓBODA CELESTE DIGNA DE REFLEXÃO!!!
Postar um comentário