segunda-feira, 25 de abril de 2011

A Atual Igreja do Sagrado Coração de Jesus

Fortaleza  285 anos 


a tecnologia a serviço da fé

Inaugurada em 25 de março de 1886, a construção da Igreja do Sagrado Coração de Jesus foi uma iniciativa do casal José Francisco da Silva Albano e Liberalina Angélica da Silva Albano (Barão e Baronesa de Aratanha), com o apoio de Dom Luis Antonio dos Santos. 
Ficou conhecida como Igreja dos Albanos.



A grande seca de 1877-1879 deixou um grande número de flagelados em Fortaleza,  para aproveitar essa mão-de-obra  e dar emprego a essa gente é que foi construída a igreja, em frente a Lagoa do Garrote, no Parque da liberdade (atual Cidade da criança), no Morro do Pecado, onde já existia uma capela em louvor a Nossa Senhora das Dores.



O primeiro administrador da Igreja foi o padre Antonio Xisto Albano, filho do Barão de Aratanha, que ali ficou até 1901, quando foi transferido para o Maranhão. 
Nessa ocasião o Bispo Joaquim José Vieira resolveu entregar a administração do templo à Ordem Seráfica dos Capuchinhos da Missão do Maranhão. A transferência se deu no dia 3 de junho de 1901.


O templo era simples, em linhas neoclássicas e neo-góticas, se assemelhava à Igreja do Carmo. 
Em 1952, os engenheiros Luciano Pamplona e Valdir Diogo aumentaram a altura da torre e colocaram um imenso relógio trazido de Roma na fachada. Cinco anos depois, em 1957, a torre cedeu e soterrou a entrada da igreja. Não houve vítimas. 
Ao invés de reconstruírem a igreja, pois apenas a torre fora afetada, os capuchinhos optaram por derrubar toda a igreja para construírem uma bem maior, com rampas para subida dos carros, uma torre vazada e uma grande cúpula sobre a nave principal.
 A nova igreja foi inaugurada em 1961.
a entrada principal da Igreja há muito foi isolada em razão dos ambulantes que se postaram no local



Em 2001, pequenas reformas marcaram o centenário dos capuchinhos no Ceará. A cúpula ganhou pintura nova. O painel externo inspirado no Cântico do Irmão Sol de São Francisco de Assis, feito em 1961 com pastilhas coloridas, foi substituído por um em alto-relevo

Em razão da insegurança que ronda o centro da cidade, o templo é todo cercado de grades
A Igreja do Sagrado Coração de Jesus fica na Avenida Duque de Caxias,  235, Centro de Fortaleza 

fontes: 
Cronologia Ilustrada de Fortaleza, de Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez)   
Jornal O Povo  

3 comentários:

Erivelton disse...

Olá Fátima,
Sou fortalezense e gostei muito de saber a origem da Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Quando criança morei no centro da cidade, estudei no antigo colégio Pio X, em frente a igreja e aos domingos ia à missa com minha mãe neste templo. Não conheci a igreja original, pois nasci em 1979 e o prédio já era o atual na minha infância. Recordo com saudosismo como eu mirava a abóboda celeste da igreja durante a missa escutando o eco do sermão do padre e os cânticos da celebração. Pena a violência requerer o uso de grades ao redor da igreja. Afinal, somo nós que precisamos ficar presos? Gosto muito do seu Blog, leio sempre.
Um abraço!

Fátima Garcia disse...

obrigada Erivelton, pretendo fazer um post sobre o prédio do colégio (acho que hoje é uma faculdade, né?)quanto as grades, vejo com tristeza que té os templos católicos estão sofrendo os efeitos da violência urbana. preocupante!

Unknown disse...

LINDA IGREJA,ENCRAVADA ENTRE OUTROS PRÉDIOS E EM LOCAL BEM ARBORIZADO, A PARTE INTERNA COM SUA ABÓBODA CELESTE DIGNA DE REFLEXÃO!!!