quarta-feira, 2 de março de 2011

Sabiaguaba

Sabiaguaba, é uma praia do litoral leste de Fortaleza, distante apenas 17 quilômetros do centro da cidade.
Em fevereiro de 2006, foram criados a APA – Área de Proteção Ambiental de Sabiaguaba e o Parque Natural das Dunas da Sabiaguaba, ambos administrados pela Prefeitura de Fortaleza. As Unidades de conservação foram criadas com o intuito de garantir a preservação da paisagem e o turismo ecológico na região. 

 Dunas da Sabiaguaba - Rio Cocó


Passados 5 anos da criação das áreas protegidas, o lugar já apresenta alguns sinais  típicos de  degradação ambiental, tais como ocupação irregular, falta de saneamento básico e retirada da mata ciliar.
Até hoje a área não conta com um Plano de Manejo, documento que disciplina o uso e ocupação sustentável em áreas de preservação. A expectativa é que o documento estivesse pronto até fevereiro deste ano, conforme promessa da prefeitura.  
 embalagens de refrigerantes e copos plásticos já podem ser encontrados na praia 
A ideia é transformar Sabiaguaba no primeiro bairro ecológico da Capital, com a implantação de trilhas, com visitas organizadas exclusivamente para o ecoturismo e pesquisas científicas.
Áreas protegidas devem ser sinalizadas com placas, orientando visitantes e moradores a prática de ações que protejam o meio ambiente, o que não encontramos Sabiaguaba
A Praia da Sabiaguaba é a última reserva de dunas da Cidade. 
Muito mais que paisagem, elas funcionam como esponjas em dias de chuva e ajudam a regular a temperatura. Para manutenção do ecossistema, é necessária a proibição do tráfego de veículos e abertura de trilhas clandestinas.  

467 Hectares compõem a área total do Parque Natural Municipal das Dunas de Sabiaguaba, onde está inserida a Área de Proteção Ambiental

A Ponte da Sabiaguaba

 Em meados de 2010 foi inaugurada a Ponte sobre o Rio Cocó, que liga a Praia do Futuro a Sabiaguaba, além de proporcionar o encurtamento da distância entre Fortaleza e as praias do litoral leste cearense, a partir do final da Avenida Dioguinho, no Bairro Caça e Pesca.
 Avenida Dioguinho

A placa indicativa e a cerca de proteção já foram alvos de vândalos
O investimento foi da ordem de R$ 9,7 milhões, com recursos do Ministério dos Transportes. A construção da ponte começou em 2002 e estava paralisada desde 2005, sendo retomada no ano passado. 

Rio Cocó
A previsão inicial para a conclusão era setembro de 2003, mas o projeto foi sofrendo atrasos até ser totalmente parado por decisão da Justiça Federal pelo fato da construção não obedecer ao projeto inicial.
Saída da ponte em Sabiaguaba: Via com pavimentação precária, estreita e de mão-dupla. 

fotos de fevereiro de 2011

2 comentários:

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Só estive uma vez em Sabiaguaba, para um um pic-nic (é o novo!)...põe tempo nisso...Não gostei do banho de mar, devido às pedras (arrecifes?), mas o lugar é lindo. Finalmente, saiu a ponte.
Pena que a degradação e o vandalismo já estejam por lá. Mesmo assim,vou lá,enquanto não piora.
Cadê, a Prefeit...?

Gostei do post, sra. ambientalista!
Beijos!

Fátima Garcia disse...

realmente a praia não é muita apropriada para banhos por causa das pedras, e isso talvez seja uma vantagem. Dizem os moradores que, depois da ponte, a frequencia por lá já aumentou muito. E isso já era até esperado, dada a facilidade de acesso.Quando for lá me avise, fiquei pouco por lá porque estava tudo deserto.
bjs