sexta-feira, 25 de março de 2011

Edifício Palácio do Comércio

O Palácio do Comércio na época de sua inauguração. No térreo funcionava o Café Belas Artes. Ao fundo o prédio dos Correios - ainda não havia o edificio do Banco do Brasil - e do lado direito, as lojas do Mercado Público. (Foto Sales - arquivo Nirez)  
O terreno para construção do edifício Palácio do Comércio, sede da Federação das Associações de Comércio e Indústria do Ceará – FACIC, foi adquirido junto a Prefeitura de Fortaleza em dezembro de 1936. 
Em 17 de janeiro de 1938 aconteceu a solenidade de lançamento da pedra fundamental, que contou com a presença do Ministro da Aviação, General João de Mendonça Lima. 
No local onde se iniciou a construção, foi desenterrada a pedra fundamental do primitivo Mercado Público (Mercado de Ferro), que fora colocada no dia 18 de abril de 1896.
O Palácio do Comércio foi inaugurado em 25 de maio de 1940, projeto do arquiteto Silvio Jaguaribe Ekman e construção de Omar O’Grady. A solenidade de inauguração foi presidida pelo Interventor Federal do Estado, Francisco de Menezes Pimentel. 

   O térreo do Palácio do Comércio. Em frente, o prédio do Museu do Ceará.  
O Palácio do Comércio fica na Praça Capistrano de Abreu s/n°, centro de Fortaleza.


fonte:
Cronologia Ilustrada de Fortaleza, de Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez) 

3 comentários:

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Tão diferente, o Palácio do Comércio sem os outros prédios em volta! Achei a última foto linda,tirada do edifício e vendo-se o prédio do Museu do Ceará.
E aí, Fátima, afinal onde foi parar a pedra desenterrrada...tá no museu, ou o quê?
Muito bonita, a postagem!

Fátima Garcia disse...

Não faço a menor idéia de onde foi parar a pedra do mercado. No museu do Ceará acho que não está, porque já fui lá muitas vezes e não vi. Aliás lá tem a pedra de inauguração do Mercado de Ferro, de 1897, e com o nome de Guilherme Rocha gravado. A outra, a fundamental, capaz de terem jogado fora.

Resenha Litoral Leste disse...

Lucia a pedra deve está guardada a sete chaves. Não sei que milagre terem soltado a foto com o Guilherme Rocha e o Mercado.
Assis Lima