terça-feira, 29 de março de 2011

Cenários da Fortaleza Antiga

Belos prédios no quarteirão da Rua da Boa Vista entre a Rua São Paulo e a Praça do Ferreira, com a torre da intendência. À esquerda, detalhe do Palácio Senador Alencar (Assembléia). Em primeiro plano, uma primitiva bomba de gasolina.
Rua da Boa Vista (Floriano Peixoto) sob a ótica de quem está na Rua das Belas (São Paulo), olhando na direção do Passeio Público. O Mercado de Ferro aparece à direita.
Esquina da Rua da Boa Vista (Floriano Peixoto) com a Rua das Belas (São Paulo). Em primeiro plano, a loja de tecidos A Central, de Pedro Lazar. Em seguida, o prédio onde funcionou o Banco do Brasil. Ao fundo, a torre da Intendência Municipal.
Adentrando a Praça do Ferreira, o palácio da Intendência Municipal, com sua torre-relógio e suas sacadas de ferro no segundo piso. E os trilhos dos bondes sobre o calçamento tosco.
Esquina das Ruas Solon Pinheiro e Pedro Pereira, com o moderno prédio do Jornal O Nordeste, editado pela Arquidiocese.
Rua General Bezerril e o artístico Mercado de Ferro, obra em ferro, importado da Europa, mais tarde desmembrado para formar o Mercado dos Pinhões e o Mercado São Sebastião. No local agora se erguem a Praça Waldemar Falcão e o Banco do Brasil. 
Boulevard do Livramento - atual Avenida Duque de Caxias - esquina com a Rua Barão do Rio Branco. A casa em primeiro plano era a residência do livreiro Luiz Quinderé.
Adentrando a antiga Praça do Patrocínio - Atual Praça José de Alencar - com o belo prédio Phenix caixeiral, na esquina da Rua General Sampaio com a Guilherme Rocha. As duas casas logo após à Phenix eram moradias da familia Moraes. A casa de maior porte era o solar dos Theophilo Gaspar de Oliveira. 
A Praça do Ferreira no inicio da década de 1930, vista do Excelsior Hotel, mostrando uma panorâmica de parte do centro, com total ausência de edifícios.  
A Rua da Boa Vista (atual Floriano Peixoto) na direção da Praça do Ferreira, a partir da esquina com a Rua das Hortas (Senador Alencar). À esquerda, emoldurado por lampiões de gás, o Mercado de Ferro.
Avenida Santos Dumont, com a igreja do Cristo Rei, os trilhos por onde corria o bonde do Outeiro e o amplo espaço onde anos mais tarde, seria construída uma praça.
A mesma Avenida Santos Dumont. A casa ao lado da igreja, desapareceu, bem como os trilhos do bonde.  
Praça José de Alencar, esquina com a Rua 24 de Maio. No destaque, o prédio da Phenix Caixeiral.

fotos:
Arquivo Nirez
Arquivo Marciano Lopes

Nenhum comentário: