domingo, 6 de fevereiro de 2011

Lembrando o Maguary

O Clube Maguary compôs por largo espaço de tempo a paisagem de Fortaleza. Seu time de futebol ofuscava o prestigio do Ceará e do Fortaleza na preferência dos torcedores. Moças e rapazes sentiam uma atração especial pelo quadro social da agremiação que a imprensa apelidou de “Clube dos Príncipes”, numa alusão a linhagem mais elitizada de seus admiradores, a classe média em geral. 
fachada do Maguary na Rua Barão do Rio Branco. O prédio inalterado - pelo menos na parte externa -  pertence atualmente à COELCE. (arquivo Nirez) 
O Maguary, enfrentando o Ceará, o Fortaleza ou o Ferroviário – durante certo período também o Penarol – atraía multidões de vibrantes aos estádios. Suas camisas alvinegras (brancas com uma barra preta, ao centro da qual estava o emblema do clube), se distinguiam pela elegância. Desde os primórdios da década de 1930 que o Maguary pontificava no futebol, formando equipes memoráveis. Mais tarde o clube se profissionalizou, e foi campeão cearense por duas vezes consecutivas. 
Mas o Maguary das glórias futebolísticas, com sua popularidade e prestígio na cidade, acabou se tornando um dos clubes sociais mais distintos e animados de Fortaleza nos anos 1940/50. Deixou a sede primitiva na antiga Avenida Visconde de Cauípe (hoje Avenida da Universidade), com fundos para a então Rua da Cachorra Magra (atual marechal Deodoro), por uma ampla e luxuosa localizada no então nascente Bairro de Fátima, na Rua Barão do Rio Branco.
Os bailes de carnavais tornaram-se memoráveis, animados e muito freqüentados pelos mais moços. Mas o ponto alto de sua programação eram as tertúlias domingueiras, onde Fortaleza marcava encontro completando o lazer dos domingos. Após o jantar as moças escolhiam a melhor indumentária, os rapazes recorriam à brilhantina Coty ou Royal Briar, vestiam um terno de linho branco e saíam em busca de diversão nos salões do Maguary.


Emilia Correia Lima foi miss Ceará e Miss Brasil em 1955. (arquivo Blanchard Girão)
No tempo de concurso de miss, o Maguary sempre concorreu com belas representantes, como Emilia Correia Lima – eleita Miss Maguary, depois Miss Ceará, culminando com a conquista do mais cobiçado dos títulos pelas candidatas: o de Miss Brasil 1955.
A tentativa inútil de resgatar o prestígio do time de futebol, as dificuldades econômicas que atingiram os clubes sociais, a mudança de hábitos da população, já que a partir de determinada época a diversão oferecida pelos clubes podia ser encontrada nos condomínios e residências, foram motivos que levaram a última diretoria do clube a convocar uma assembléia que, em segunda e última votação, e com um número reduzido de votantes, concluiu pela dissolução do clube.  
O Maguary encerrou suas atividades em 1975.


Fonte: 
Sessão das Quatro: cenas e atores de um tempo mais feliz, 
de Blanchard Girão

6 comentários:

Lucia Bezerra de Paiva disse...

Não sei os anos,talvez na década de 1940, meus primos Airton, Everardo e Tancredo Bezerra foram jogadores de futebol do Maguary.
As tertúlias eram famosas, mas como eu não pertencia à elite, nunca frequentei. Mas na recepção à Emilia, então já Miss Brasil, eu estava lá....PORTÕES ABERTOS!Foi bonito...em volta do club foi um "fuzuê" danado...bem cearense!
Bom domingo!

Anônimo disse...

Adolescente, com 13 anos, ainda tive a oportunidade de conhecer o Maguary.
Lembro que fui a uma das noites de Carnaval no clube. Naquela época,os clubes sociais promoviam festas nos 4 dias. Fui levada pelos irmãos mais velhos e não tive permissão para entrar na folia (só podia olhar), mas nunca esqueci que o povo dançava rodando em torno do salão...

Anônimo disse...

Durante alguns anos,formávamos blocos carnavalescos e brincávamos nos clubes,inclusive no Maguary.Podemos dizer que eram tempos felizes pois não aconteciam confusões ou brigas e não distribuíam camisinhas porque a gente ía para BRINCAR o carnaval.O Maguary anunciava a chegada dos blocos e premiava os mais animados.Foi muito bom enquanto durou .

nytai disse...

sCheguei para morar ali na rua Padre Roma com 8 meses de idade. Ia tomar banho de picina ia a vesperal tertulha e











Cheguei para morar atas do Maguary com 8 meses de idade na rua Padre Roma ao lado. La ia tomar banho de picina,tertulha matinal e vesperal sempre com minha mae ou irma.Ela minha Irmã mais velha Neyla foi candidata a missi maguary desfilou linda vestida de cigana o porteiro de la chamavamos nos e todos que frequentava la de 18 porque so tinho 18 dedos fomos muito felizes ali. Nytai








Ze Neto Marcos disse...

Grandes jogadores do futebol em final de carreira jogaram no maguari.Ai vai alguns exemplos.
Gilson,ivan limeira,Lalá ex jogadores do nautico,MIRUCA ex são Paulo,IRIS ex fluminense,Rubens Salim que veio de Pernambuco e outros.

Unknown disse...

Mande fotos dos salões, na hora das tertulias