domingo, 6 de janeiro de 2013

A Criação da Assembleia Legislativa do Ceará

O primeiro prédio da Assembleia Provincial ficava na atual Praça da Sé, na Rua Direita do Palácio, em frente à igreja matriz (foto Arquivo Nirez)  

Na província cearense, os partidos políticos começaram a se esboçar na década de 1820. Como de resto no Brasil, eram fracos, desorganizados, restritos às opiniões divergentes de indivíduos que se identificavam e se fundavam em um conservadorismo imperial (chamado partido dos Corcundas) ou em um liberalismo de fachada (Patriotas).
Apenas durante a Regência – chama-se Regência o período entre a abdicação de Dom Pedro I, em 1831, e a posse do herdeiro Pedro de Alcântara, em 1840 – que essas dispersas correntes políticas tomariam novos rumos, ganhando mais consistência. 

As origens da Assembleia remontam a 1835. No dia 7 de abril daquele ano, o senador José Martiniano de Alencar, que ocupava a presidência da Província do Ceará, abria dos trabalhos da primeira sessão do Poder Legislativo cearense. Cumpria-se naquele momento o Ato Adicional assinado pela Regência em 1834, que criava as Assembleias Legislativas Provinciais. (foto Assembleia legislativa) 

Com o Ato Adicional de 1834, foram criadas as assembleias provinciais, origem das atuais assembleias legislativas, com isso, muitos poderes antes pertencentes às câmaras municipais, passaram para as assembleias provinciais, trazendo a necessidade das elites formarem alianças mais abrangentes para conservar o poder e o domínio da província.
Quando da eleição dos 28 membros da assembleia provincial – instalada em 7 de abril de 1835 – havia duas parcialidades no Ceará: liberais ou chimangos de um lado, conservadores ou caranguejos do outro.
Numa das primeiras leis, a de número 10, de 24 de maio de 1835, José Martiniano de Alencar, proibia a construção de currais de pescaria nos rios navegáveis da província. Ainda no mesmo ano, Alencar é autorizado a adquirir lampiões para a iluminação pública da cidade. Em 7 de setembro daquele ano, foi instalado o Banco Provincial do Ceará.

O sobrado da Intendência Municipal, foi a 2ª Sede da Assembleia Provincial (foto do Arquivo Nirez)  

O primeiro edifício da Assembleia foi o que a Junta da Fazenda Nacional mandou construir em 1829, para as sessões do Conselho Provincial, na Rua Direita do Palácio do Governo, em frente à igreja Matriz, e nele funcionou até meados da década de 1850. 
Em 1873, o presidente Francisco de Assis Oliveira Maciel, ordenou ao Conselho provincial, por ofício de 19 de abril de 1872, que  vendesse o antigo prédio da assembleia à firma Singlehurst and Co.
O segundo edifício da assembleia foi o Sobrado da Intendência, em 1856. 

Palácio Senador Alencar, onde a Assembleia funcionou entre 1871 e 1977 (foto do Jornal O Nordeste)

Depois foi construído o Palácio Senador Alencar,  com obras iniciadas em 1856 e conclusão em 1871, para instalação da Assembleia e do Liceu. A Assembleia já funcionou no novo prédio a partir desse ano e permaneceu no Palácio Senador Alencar até o dia 10 de maio de 1977, quando se mudou para o novo prédio na Avenida Desembargador Moreira.

Palácio Deputado Adauto Bezerra, sede atual da Assembleia Legislativa do Ceará

Atualmente em sua 28ª legislatura, período de 2001 a 2014, a Assembleia Legislativa do Ceará é composta dor 46 deputados eleitos pelo voto popular. O Poder Legislativo Cearense registra, portanto, 176 anos de existência em diversos períodos da história, entre império e República.
Fica na confluência das Avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira, no bairro Dionísio Torres.  

Fonte:
História do Ceará, de Aírton de Farias
Descrição da Cidade de Fortaleza, de Antônio Bezerra de Menezes,  introdução e notas de Raimundo Girão
Cronologia ilustrada de Fortaleza, de Miguel Ângelo de Azevedo (NIREZ)

Nenhum comentário: