segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Diversão e Boa Moradia nos Tempos da Belle Epoque


Avenida da Universidade

Por volta do final do século XIX, nos tempos áureos da Belle Epoque, a elite fortalezense resolveu demonstrar que vivia tempos de muita prosperidade. As classes mais abastadas passaram a morar melhor, em casas mais espaçosas, e luxuosas. Os sobrados se multiplicaram quebrando a horizontalidade da capital. Surgem também elegantes prédios públicos, como o da antiga Assembleia Provincial, erguido entre 1856 e 1871.


Em pouco surgiram espaços exclusivos para o lazer das classes dominantes e médias. No ano de 1867, fundava-se o Clube Cearense, a primeira grande agremiação de lazer da cidade, contando inclusive com sede própria e seletos sócios – embora em 1851 houvesse surgido um primeiro esboço nesse sentido, a Recreação Familiar Cearense, fundada pelo engenheiro Caetano de Gouveia e por Lourenço de Castro e Silva.

Passeio Público, localizado nas imediações do Clube Cearense

Inaugurado em 1871, com sede em frente ao Passeio Público, o Clube Cearense oferecia festas suntuosas, jogos de recreação, danças e atividades culturais, para um restrito corpo de associados, composto pelos mais notáveis homens de negócios, inclusive estrangeiros.  Apresentava um caráter elitista e exclusivista, negando acesso a estranhos, mesmo que tivessem algum prestígio na cidade.
Tal postura irritava os grupos médios emergentes, os excluídos, então, reagiram criando outra entidade recreativa em 1884, o Clube Iracema (nome inspirado no romance de José de Alencar). A partir daí os clubes passaram a disputar para ver qual deles organizava os melhores eventos.

Salão principal do Restaurante do Clube Iracema, no Palacete Ceará (1924) 

O clube Iracema, pela força social e intelectual dos grupos que representava, significou muito mais que um mero espaço para diversões refinadas, pois logo se transformou  em um núcleo irradiador de expressivo movimento sócio-político e círculos de saber em Fortaleza e no final do século (XIX). Com sua popularidade de origem, o Clube Iracema logo se tornou um centro de atividades reformistas, acatando movimentos de reivindicação política e social, que germinaram como precursores da libertação dos escravos e da República.

Salão 2 do Restaurante do Clube Iracema - 1924

Nesses clubes havia diversos tipos de bailes – políticos, patrióticos, de máscaras, etc – os quais se iniciavam por volta de 20 horas, com bandas. Era convencional servir chá por volta da meia-noite e uma mesa farta à 1 hora da madrugada. A seguir, então ocorriam os discursos, especialmente nos bailes políticos.
Nesse período apareceram as recreações – recomendadas pelo saber médico para melhorar a saúde e a raça – a exemplo da patinação no Passeio Público – 1877, ciclismo, em 1900, tuf (corrida de cavalos) em 1895 e o Football, para deleite dos segmentos dominantes e médios.

Extraído do livro de Aírton de Farias
História do Ceará 
fotos do Arquivo Nirez

Um comentário:

Enéas Aguiar disse...

Olá, Fátima...
me retorna pelo eneasewilma@hotmail.com pois gostaria de falar contigo...
Abs