quarta-feira, 27 de junho de 2012

Junto à Sombra do Forte


Junto à sombra dos muros do forte
A pequena semente nasceu.
Em redor, para a glória do Norte,
A cidade sorrindo cresceu.
No esplendor da manhã cristalina,
Tens as bênções dos céus que são teus
E das ondas que o sol ilumina
As jangadas te dizem adeus.

Hino do município de Fortaleza
Letra por Gustavo Barroso
Melodia por Antônio Gondim

No meio político cearense, Fortaleza é apontada como uma cidade rebelde, palco de revoltas populares e armadas, como a que depôs a Oligarquia Accioly, em 1912, e de movimentos políticos reivindicatórios diversos, como os que são realizados na Praça do Ferreira. Apesar de não ser objeto de teses acadêmicas, é curioso notar como as origens de Fortaleza estão ligadas às disputas políticas.

Em 1912 após depor o oligarca Accioly, populares se rebelam e cavam trincheiras em frente da Assembleia Legislativa, impedindo reunião de deputados aciolinos. (Arquivo Nirez) 

Começou com a escolha do local, por ocasião da criação da Vila do Ceará, em 1699, para a instalação do pelourinho. A carta-régia com o ato de criação da vila não especificava onde deveria ser construída a coluna de pedra ou madeira simbolizando  a autonomia municipal.
Assim a sede da Vila do Ceará ficou de um lado para o outro, ora em Aquiraz, como queriam os membros da então poderosa Câmara Municipal, ora às margens do Pajeú, junto ao forte de N.S. da Assunção, como defendiam os militares. No dia 27 de junho de 1713, depois de muitas idas e vindas, o pelourinho foi finalmente, instalado em Aquiraz. 


Poucos dias depois, no entanto, a vila foi alvo de um violento ataque indígena, no qual morreram cerca de 200 habitantes. Do ataque dos Paiacus e Anassés, só escapou quem fugiu para Fortaleza. 
A ofensiva levou os próprios integrantes da Câmara, os chamados camareiros, a mudarem de ideia, e passarem a defender que a sede da Vila fosse Fortaleza.
Contrariado com a situação, o rei de Portugal, D. Manuel, em vez de simplesmente transferir a sede da vila, mandou criar outra, em Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção, em 13 de abril de 1726. A data marca oficialmente o marco zero da história de Fortaleza.

Aquiraz, a primeira vila e primeira capital da Província

Aquiraz, a primeira vila do Ceará, ficou sendo a sede da Ouvidoria, como autoridade máxima de justiça, enquanto Fortaleza ganhou status de capital. 
Já a hegemonia econômica coube à Aracati, mais desenvolvida e de onde partiam produtos da produção local e por onde entravam mercadorias adquiridas no mercado externo.

Aracati foi o maior centro comercial da província

É dessa época a chamada civilização do couro e do gado, que se desenvolvia no interior da província. Ao lado de Aracati, as cidades mais desenvolvidas do período eram Icó, Sobral e Crato. 

fontes:
Revista Fortaleza, fasciculo 4 - abril de 2006
História do Ceará, de Airton de Farias

Nenhum comentário: