sábado, 9 de junho de 2012

Do Diogo ao São Luiz


 Cine São Luiz na noite de sua inauguração (Arquivo Nirez)

Dezoito anos depois de reinar solitário como a sala de exibição maias elegante da cidade, o Diogo Perdeu a coroa para o Cine São Luiz, inaugurado em 23 de março de 1958, com o filme Anastácia, estrelado por Ingrid Bergman e Yul Brynner.  A história do cine São Luiz, conta também a evolução de  Fortaleza. Durante longos anos, os tapumes escondiam o esqueleto do arranha-céu que o Sr. Luiz Severiano Ribeiro, o pai, mandara erguer em plena Praça do Ferreira, numa manifestação de amor à terra natal.
Surgiram curiosas lendas a respeito da obra inconclusa. Dizia-se, por exemplo, que Severiano Ribeiro, o maior exibidor cinematográfico da América do Sul, com salas em quase todas as grandes cidades do País, tivera um sonho no qual lhe era dito que sua morte aconteceria ao término da construção do edifício São Luiz. Claro que a causa da demora tinha fundamento econômico.
A cidade, ainda muito acanhada, não comportava um cinema melhor e mais amplo do que o Diogo. Isto significa que, ao abrir o São Luiz em 1958, a Empresa Severiano Ribeiro entendeu que Fortaleza evoluíra, que já não era mais aquela província que costumava vaiar a tudo e a todos na Praça do Ferreira.

  folder de inauguração do Cine São Luiz (arquivo Nirez)

 O folder trazendo o programa inaugural do cinema, traz na capa como se fora o filme de abertura da programação, O Principe Encantado, mas na página seguinte é logo tudo esclarecido. O filme de abertura do São Luiz, em 23.03.1958 foi Anastácia. O festival de inauguração incluíam grandes clássicos do cinema, como Suplicio de uma Saudade, Férias de Amor, Melodia Imortal, Tarde Demais para Esquecer, Juventude Transviada, e outros.
Estes filmes, lançados sucessivamente, voltariam a cartaz pouco tempo depois, demorando-se alguns por larga temporada, de acordo com o sucesso de público.
As sessões do São Luiz tornaram-se uma passarela de elegância, onde desfilavam as moças mais distintas da sociedade, as familias mais importantes, todos caprichando nas indumentárias.
 
 Cine Diogo em 1992 (O Povo)
O Diogo embora apresentando grandes filmes ficou em segundo plano. Mas a sua sessão das quatro perdurou como ponto obrigatório de encontro da juventude todos os domingos. 
Assim o São Luiz representou de fato, um marco de progresso na capital cearense. Seu surgimento corresponde à era Juscelino, sinônimo de desenvolvimento do Brasil e do Ceará, inclusive através  do processo de industrialização, que provocou a mudança da sociedade rural brasileira numa sociedade urbana. Os automóveis, fabricados em São Paulo, começaram a povoar as ruas de Fortaleza, que até hoje paga o preço dos atropelos causados por um trânsito caótico, por conta da falta de planejamento urbanístico adequado para os tempos que estavam chegando.

Extraído do livro
Sessão das Quatro, cenas e atores de um tempo mais feliz,
De Blanchard Girão


Nenhum comentário: