domingo, 17 de junho de 2012

Theatro José de Alencar - 102 anos de espetáculos

O Theatro e Praça José de Alencar em 1930

Inaugurado oficialmente no dia 17 de junho de 1910, o Theatro José de Alencar comemora seus 102 anos como a mais bela e a mais importante casa das Artes cênicas do Ceará, e a maior referência cultural do Estado.
O raro espécime de arquitetura eclética foi erguido entre dois outros edifícios, uma escola e um quartel de polícia. Além da sala de espetáculos, em ferro fundido e madeira importada da Europa, compunham o teatro um primeiro prédio que o guardava do contato da praça, e uma caixa de cena em tijolo e madeira, com inovações técnicas até então inusitadas para o teatro local.


detalhes da fachada do Theatro José de Alencar

A arquitetura de ferro do TJA, com suas varandas, escadas, passarelas, camarotes e frisas vazadas, servia por excelência, para mostrar o público, satisfazer suas vaidades. Bom gosto e requinte não faltavam ao teatro. Guilherme Rocha, o intendente da época, afirmava: “os grandes monumentos de um povo são escolas de virtudes cívicas e tem missão civilizadora. Neles se aprende a amar o progresso que se afirma pela solidariedade social e pela pacificação dos espíritos e dos corações”.



O Theatro foi totalmente restaurado no período de 1989 a 1991, sendo devolvido à cidade conservando todas as suas características arquitetônicas e históricas.    


Para países não industrializados como o Brasil, assim como para as províncias como a do Ceará, onde tudo que se alcançara em matéria de progresso era o comércio exportador-importador com a Europa, ter um teatro de ferro  dava a ilusão de haver entrado no pórtico da civilização. Vinha ele somar-se a uma série de outros edifícios e equipamentos urbanos que caracterizaram o período da belle époque no Ceará. 
O Theatro José de Alencar, foi tombado pelo IPHAN em 1964.


fonte: 
Theatro José de Alencar - O Teatro e a Cidade

Nenhum comentário: