quinta-feira, 17 de maio de 2012

Fortaleza: Turismo e Fotografia

Praia do Futuro - foto: http://www.vejanomapa.com.br/praia-do-futuro-fortaleza-ce

Viajar para fotografar é sempre um prazer para quem vive in loco e para quem vê, depois, a experiência das pessoas queridas através das fotos. E viajar para um lugar que inspire a fotografia, melhor ainda. Fortaleza, nesse sentido, é uma cidade privilegiada, já que além de dar aos turistas diversas opções de divertimento, também tem lindos cenários que, em uma fotografia amadora ou profissional, mais vão parecer pinturas.

Por do sol sobre o Rio Ceará, na Barra 

Para descobrir os melhores lugares para se fotografar, alugar carro e rodar como se não houvesse amanhã pode ser uma das melhores opções, mesmo porque as principais empresas de aluguel de carro têm guichê no aeroporto da capital cearense, fazendo com que a boa viagem comece assim que o turista bota os pés no estado.

Ecossistemas da Sabiaguaba: dunas, mar e rio, no primeiro bairro ecológico de Fortaleza

Para pegar a imagem do que muita gente considera o pôr do sol mais bonito de Fortaleza, por exemplo, o local indicado é a Barra do Rio Ceará, na divisa de Fortaleza e Caucaia (um bom motivo para se optar pelo aluguel de carro em Fortaleza). Para quem quer tirar boas fotos da paisagem e do movimento e ainda degustar boas bebidas e comidas típicas, a Praia do Futuro, uma das melhores do Ceará, é quase obrigatória.

Calçadão da Volta da Jurema - Av. Beira Mar

Feira de Artesanato na Av. Beira Mar

Quem gosta de fotografias mais culturais pode optar pela Feirinha da Avenida Beira Mar, onde em todo finzinho de tarde turistas e população local fazem um interessante movimento de compras na orla da praia. 

Ponte dos Ingleses, com o mar de Iracema em dia de fúria

Para lugares históricos, a Ponte dos Ingleses é uma das melhores opções de cenários a fotografar, além de estar perto de uma das zonas boêmias mais badaladas da cidade, que é a praia de Iracema – onde o pôr do sol, também, é muito bonito. Por fim, o Passeio Público, que foi revitalizado em 2007 e figura, também, como um dos locais históricos da cidade, por ter sido palco da Confederação do Equador em 1825.

Praça dos Mártires (Passeio Público) com seu centenário Baobá

Embora tenhamos citado alguns dos lugares mais especiais da capital cearense, não é só isso que dá para ver, viver e fotografar na cidade. Muito pelo contrário: Fortaleza é uma das capitais brasileiras com maior riqueza histórica e representativa na cultura brasileira. Por  cada dá lá aquele flash da máquina, vai ser capaz de captar uma nova visão da cidade que sempre está diferente, mas sempre tem um valor igual para nosso Brasil.

fotos: 
Raquel Vianna, 
Tarcísio Garcia, 
Rodrigo Paiva 

Nenhum comentário: