quarta-feira, 23 de maio de 2012

A Cripta da Catedral de Fortaleza



A Catedral Metropolitana de Fortaleza (Paróquia São José) é a terceira maior do País, com capacidade para abrigar cinco mil pessoas. É um monumento histórico, localizado no centro da cidade, e se destaca por sua imponência arquitetônica, seus belos vitrais e pelo estilo gótico romano. Foi inspirada na Catedral francesa de Notre Dame, e projetada pelo engenheiro francês George Mounier.
Tradicionalmente, as grandes catedrais costumam ter criptas. A Catedral de Fortaleza inaugurou a sua em 1962 e a consagrou  o espaço aos adolescentes, em homenagem  aos seis santos que morreram na adolescência: Tarcísio, Domingos Sávio, Pancrácio, Luzia, Inês e Goretti.




A Cripta da Catedral foi projetada pelo engenheiro Luciano Pamplona e o espaço foi consagrado à juventude, por dom Antônio de Almeida Lustosa, bispo à época.


A imagem de Jesus adolescente, de braços abertos, expressando o acolhimento a todos os que visitam a Igreja, se encontra ao lado do altar central da Cripta. 
Na Cripta da Catedral de Fortaleza, encontramos ainda, a Capela do Cristo Ressuscitado onde estão sepultados bispos e padres.
A Nova Cripta foi reinaugurada no dia 09 de julho de 2011, após um ano e quatro meses de reforma, durante a celebração de meio-dia, presidida por Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, arcebispo de Fortaleza.


A Capela do Cristo Ressuscitado foi criada em 1975 e é o local de sepultamento de algumas personalidades ligadas à Igreja Católica, como D. Manuel da Silva Gomes, D. Antônio de Almeida Lustosa, Monsenhor José Quinderé, e outros.   


A reforma constituiu na troca do piso, agora de granito, no altar, no presbitério, restauração das via sacra, iluminação, pintura e a colocação de ar-condicionado. A cripta tem capacidade para acomodar 350 pessoas sentadas.
O local é bastante usado para celebrações de casamentos, batizados e de sétimo dia, além da tradicional missa do sábado que acontece ao meio dia. Fica na parte inferior da Catedral, na Praça da Sé, centro histórico de Fortaleza. 

fotos: Fátima Garcia
fonte: 
Reinaugurada a Cripta da Catedral Metropolitana de Fortaleza. Disponível em http://www.arquidiocesedefortaleza.org.br

3 comentários:

Anônimo disse...

eu visitei e amei o lugar e recomendo visite pois é um lugar maravilhoso e que nos traz muita paz.

Anônimo disse...

eu visitei e amei o lugar e recomendo visite pois é um lugar maravilhoso e que nos traz muita paz.

Fátima Garcia disse...

também achei a cripta um lugar muito calmo, bonito. Adorei conhece-lo.