domingo, 6 de novembro de 2011

Estava ali... Não está mais... (parte 1)

Fábrica de Produtos Nebran

No dia 12 de maio de 1941, foi fundada a firma de panificação J. Neto e Cia., que funcionava na Rua Guilherme Rocha nº 846, estabelecimento que serviu de base para criação, em 1952, da Fábrica de Produtos Nebran, dos irmãos João Jaime Brandão e Jorge Neto Brandão. Depois o prédio foi vendido e hoje abriga uma dependência do Colégio Farias Brito.
Fica na Rua Senador Pompeu nº 2733.

Colégio Cearense do Sagrado Coração

Esta é a fachada do Colégio Cearense Sagrado Coração, fundado pelos esforços do cônego Climério Chaves, padre Misael Gomes da Silva, monsenhor Otávio de Castro e monsenhor José Alves Ribeiro Quinderé,  no dia 04/01/1913. Funcionou na Rua Senador Pompeu, nº 146  Rua 24 de Maio, na Praça Marquês do Herval (atual Praça José de Alencar), onde depois esteve a Rádio Iracema. Mais tarde mudou-se para a Rua Barão do Rio Branco, no local onde hoje se encontra o Edifício Diogo, e por fim foi para prédio próprio na Avenida Duque de Caxias nº 37 antigo, hoje 101, em 1917. Em 1916, a administração passara para os Irmãos Maristas, sendo seu primeiro diretor o Irmão Epifânio. Em 1931, editou a revista "Verdes Mares". Encerrou suas atividades já com o nome de Colégio Marista Cearense em 31/12/2007. 

Prédio do IBEU

O Instituto Brasil Estados Unidos - IBEU foi foi fundado em Fortaleza no dia 9 de agosto de 1943 e instalado em 25 de novembro do mesmo ano, no Palácio do Comércio. Funcionou na Rua Dr. João Moreira, esquina com a Barão do Rio Branco, na Rua General Sampaio, esquina com a Avenida Duque de Caxias, e  em 1951, mudou-se para a Rua Pedro Pereira. Em abril de 1956, passou para o prédio na Rua Solon Pinheiro, 58, onde permaneceu até a década de 1990. Hoje o local é um estacionamento.  

fotos do arquivo Nirez

2 comentários:

Anjinha disse...

Que saudade do IBEU Centro! Era a minha segunda casa nos anos 80 e 90! É triste ver aquele estacionamento no lugar de um prédio maravilhoso, onde já se fez e estudou cultura...

cosmo disse...

estudava a tarde, amava esse curso ainda tenho os livro ,comprava na livraria tecnica, fiz ate 6 simestre concluir. so saudade