quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Estava Ali... Não está mais – parte 3

Padaria Lisbonense


Em 1875 surgiu a fábrica de produtos alimentícios que deu origem à Padaria e Confeitaria Lisbonense.  A Lisbonense foi fundada em março de 1916, por Pelágio Rodrigues de Oliveira, José Teixeira de Abreu e Abílio Rodrigues de Oliveira. Em 20 de abril de 1927, passou a funcionar na Rua Pedro Borges, 151/57. Encerrou suas atividades em 10 de outubro de 1983, sob a acusação de estar poluindo o centro da cidade.

Fábrica Progresso


Fundada em 1884 por Tomás Pompeu de Sousa Brasil (Senador Pompeu), e Antônio Pinto Nogueira accioly exclusivamente para fabricação de redes, e que em 1931 se fundiria com a Fábrica de Fiação e Tecidos Cearenses, formando a Fábrica de Tecidos Progresso. implantação dessa indústria foi o marco inicial do processo de industrialização do Ceará, onde até então a única atividade equipada com maquinário era a tipografia.

Fábrica Vitória


Fundada em 1905, de propriedade de Homero Barbosa Lima & Cia. Sucessores da Fábrica de Destilação Santo Antônio, localizada na Rua Senador Alencar, 16.

Fábrica Proença

anúncio da Fábrica Proença, que ficava na Praça da Estação, publicado no Almanaque Hénault em 19 de dezembro de 1913.

A Fábrica Proença de Bernardino Proença foi fundada em 1° de julho de 1900, na esquina das Ruas General Sampaio com Castro e Silva, na Praça Castro Carrera, atual Praça da Estação. A firma tinha surgido em Baturité, com a firma Proença & Companhia. 

Casa Villar


Fundada em 1854, a Casa Villar, especializada no ramo de ferragens teve relativa longevidade e fez forte tradição no comércio local. Ficava na esquina das ruas das Belas (atual São Paulo) com a Formosa (atual barão do Rio Branco).

Fábrica de Cigarros Araken


um dos produtos mais consumidos da Fábrica Araken, os cigarros BB

Inaugurada em 1928, de propriedade de  Antônio Diogo de Siqueira, fabricantes das marcas de cigarros "Princesa", "Princesita", "Garoto", "Garotinho", "Sonho Azul", "Globo", "Kennel Club", "Zig-Zag", "Peito de Vaca", "Baker", dentre outras.  Ficava na Rua Thereza Christina, entre a Pedro I e a Duque de Caxias. 
  
Casa Menescal


A Casa Menescal, vendia louças, vidros e era também livraria, seu endereço era na Rua Major Facundo, na Praça do Ferreira. 
Fontes:
Nirez 
Marciano Lopes
fotos do Arquivo Nirez

Nenhum comentário: