quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Dois Momentos da Praça do Ferreira

Café Elegante

foto de 1919 (arquivo Nirez)

Até 1920, a Praça do Ferreira apresentava em cada canto um quiosque, com a função de bar e café. De madeira entrelaçada, sobre alicerces de alvenaria, de aspecto original com seus lambrequins e outros simpáticos efeitos, os cafés eram uma atração à parte.
O Café Elegante estava situado no ângulo sudeste, em frente à Funilaria São José, à torrefação de Joaquim Sá, próximo ao American Kinema. Também tinha dois pavimentos, levantados pelo comerciante Pedro Ribeiro Filho, em 1891, com autorização da Câmara Municipal e com direito à exploração por dez anos.  Foi demolido em 1920, quando o prefeito Godofredo Maciel mandou remodelar a Praça do Ferreira.
Ao fundo, à esquerda, o belo edifício do Cine Majestic. 

A Esquina do Pecado 
final da década de 1950/início de 60

foto do acervo Nirez

Rua Major Facundo com Guilherme Rocha, baixos do Edifício Granito. Era chamada de esquina do pecado porque a  ventania no local era forte e levantava as saias das moças que passavam por lá. Não por acaso, havia por ali um grupo de rapazes, sempre à postos, esperando principalmente, as alunas da Escola Normal. 
Ao lado, a Flama, de Romeu Aldigheri, umas das lojas mais chiques que Fortaleza já conheceu. Vizinho à Flama, o Edifício São Luis, que abrigou o cinema de mesmo nome. Quase não vemos automóveis na praça, e uma verdadeira multidão caminha pela Guilherme Rocha, em frente ao Excelsior Hotel. A Guilherme Rocha foi a primeira via de Fortaleza  destinada exclusivamente ao trânsito de pedestres. 

Nenhum comentário: