quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A Igreja dos Albanos (Igreja do Coração de Jesus)


foto mais antiga da Igreja e do Parque, com a lagoa do Garrote e a caixa d'água em primeiro plano. Ano de 1892.  

A Igreja do Coração de Jesus foi inaugurada em 1886, em virtude de uma promessa do nosso primeiro bispo Dom Luís Antônio dos Santos, diante do quadro doloroso que se assistia em Fortaleza, quando num só dia morreram em Fortaleza 1004 pessoas, vítimas de uma epidemia de varíola.

O padre Xisto Albano, mais tarde sagrado bispo, foi o primeiro encarregado da Igreja. O seu pai o barão de Aratanha, muito ajudou na construção do templo, daí a denominação de Igreja dos Albanos. Hoje pouco conhecida como tal.

Foi portanto, para aliviar a pesada carga de sofrimento de milhares de retirantes famintos, que se deu inicio, em 25 de setembro de 1878, à construção do novo templo.  O ato de sagração correu na duna que existia defronte à Lagoa do Garrote, no trecho onde se construiu mais tarde, em 1890, a Cidade da Criança. Era conhecido como Morro do Pecado. Quanto a paisagem em torno, por aquele tempo, era deserto e cheio de mato. Abatia-se o gado debaixo das árvores e vendia-se a carne à sombra dos cajueiros.

Foto do início do século XX

Bezerra de Menezes oferece alguns dados sobre a Igreja recém-inaugurada:
Sentada sobre uma plataforma de dois metros de altura, domina pela sua composição grandiosa e singela. Seu campanário eleva-se fantasticamente, flechando os ares, e a  sua larga fachada, o respeito dos grandes templos católicos... Mede duzentos palmos de comprimento sobre cem de largura; o adro é cercado de uma grade de ferro, presa a colunas de alvenaria, onde se elevam as estátuas dos doze apóstolos, feitas de bronze, em tamanho natural. É também de bronze e mede  três metros de altura, a estátua de Jesus, que se acha colocada na fachada sobre o pórtico, que é de granito. Interiormente é o templo de três naves divididas por arcos sobre colunas dóricas.  Essa era a Igreja dos Albanos – a primeira, antes da reforma porque passou, depois que perdeu a aguda flecha da torre. 

A aparência da igreja depois da reforma. Lembrando que essa entrada principal era de frente para o Parque da liberdade, atual Cidade da Criança. foto da década de 1950.

Em 1952 ganhou mais um andar com enorme relógio, encimada por um terraço em balaustrada, na qual se colocou a pesada imagem do Sagrado Coração, que antes figurava no grande nicho frontal, além de outras transformações que acabaram por fazer ruir o antigo e venerado templo.

...e o triste cenário (1957)

Cinco anos depois, em 1957, a torre cedeu e soterrou a entrada da igreja. Não houve vítimas.

Ao invés de reconstruírem a igreja, pois apenas a torre fora afetada, os capuchinhos optaram por derrubar toda a igreja para construírem uma bem maior, com rampas para subida dos carros, uma torre vazada e uma grande cúpula sobre a nave principal.

fotos do Arquivo Nirez 
fontes:
Eduardo Fontes
Nirez

Nenhum comentário: