quarta-feira, 6 de julho de 2011

A Primeira Emissora de Rádio

Tradicionalmente apontava-se a fundação da Ceará Rádio Clube, a famosa PRE-9 (ou como era denominado pela população - perrenove) em 1934, como a primeira emissora de rádio cearense, iniciativa do comerciante José Demétrio Dummar, sírio que migrara para o Ceará em 1910. 
João Dummar, fundador da Ceará Rádio Clube

O pesquisador Edgard Patrício, contudo, em sua tese de doutorado em 2006, questionou o pioneirismo da referida emissora. Segundo Patrício, anos antes, possivelmente em 1924, já funcionava em Fortaleza uma pequena emissora de radiotelefonia, (como era chamada então a radiofonia), a Rádio Educadora Cearense.
Esta seria, inclusive, uma das primeiras emissoras do País, onde a radiofonia iniciou-se em 1922, com Roquete Pinto, no Rio de Janeiro.  Como o nome sugere tinha um caráter educativo e pertencia a uma sociedade de 50 pessoas aficionadas pela radiofonia. 



A emissora  tinha sua sede e estúdios na rua Barão do Rio Branco, 1172. O transmissor ficava no bairro Damas, na Avenida João Pessoa, ocupando área próxima ao Ideal Clube. Os estúdios também foram para este endereço em 1938. (foto: http://www.prenove.com.br)

João Dummar deu grande impulso a radiofonia local, no sentido comercial, além de ser proprietário da Casa Dummar, que comercializava várias marcas de aparelhos de rádio, era também representante de empresas fabricantes de receptores do rádio. 
Dummar fez várias experiências para instalar uma emissora de rádio local desde 1931. Vale lembrar que mesmo ainda não tendo ainda emissoras no Ceará, os aparelhos de rádio podiam captar sinais de emissoras de outros estados e até do exterior. 
A PRE-9 começou a funcionar precariamente em 1933, sendo oficializada a 30 de maio do ano seguinte.  O número de aparelhos era reduzido – na verdade, era um artigo de luxo, acessível a poucas pessoas,  da mesma forma que era o aparelho de TV na época da inauguração da televisão no Ceará, em 1960 – embora, depois tenha se popularizado. 


Cartão Postal, produzido pela Aba Film de Fortaleza - da esquerda para direita, a antena da emissora, o edifício de seus novos estúdios (em 1937),e o Edifício Diogo, na Rua Barão do Rio Branco, onde se situavam os estúdios, nos 8o. e 9o. andares (foto:http://www.prenove.com.br) 

O trabalho pioneiro da PRE-9 era pautado  não raras vezes, pelo improviso. Devido às  dificuldades de produzir programas próprios, era comum, nos primeiros anos a Ceará Rádio Clube retransmitir a programação de emissoras estrangeiras, especialmente da Alemanha (onde o nazismo usava o rádio como poderoso instrumento de propaganda). 
Tocava-se muita música clássica, alemã também, e muitos comerciais da Casa Dummar, o que irritava os proprietários dos demais estabelecimentos comerciais. 


Vista do auditório e do público que comparecia aos programas da Ceará Rádio Clube, já no Edifício Pajeú. Gente em pé e até na escada. (acervo Marciano Lopes


Momento de festa no auditório do Edifício Pajeú: Keyla Vidigal (cantora), Barbosa (locutor-radioator) Nozinho Silva (cantor) Miriam Silveira (radioatriz), Ismy Fernandes (radioatriz), Guilherme Neto (cantor e produtor), João Ramos (locutor e apresentador), Maria José Braz (radioatriz), Laura Santos (radioatriz), Marilena Romero (cantora) foto: (acervo Marciano Lopes)

Depois surgiram os programas voltados para o público infantil, feminino e desportista.  As rádio novelas vieram depois, virando um estrondoso sucesso de audiência – familiares e amigos costumavam se reunir ao pé do rádio para ouvi-las. 
A estrela-cantora Ayla Maria, o fã mais inflamado dos auditórios Célio Cury e o animador Irapuan Lima, do cast da concorrente, Rádio Iracema (acervo Marciano Lopes)

Um instrumento tão poderoso de difusão e formador de opinião como o rádio não escaparia do getulismo.  Afora a censura, o rádio foi usado para angariar apoio da população ao governo:  entre 1938-1940, o Departamento Estadual de Imprensa e Propaganda produziu 428 programas na Ceará Rádio Clube e transmitiu 2587 artigos e notas. 
Posteriormente, João Dummar acabou vendendo a  emissora para os Diários Associados, de propriedade de Assis Chateaubriand, que estava comprando veículos de comunicação em todo o Brasil. 
Dummar teria sido coagido a fazer negócio, pois não era naturalizado brasileiro, o que o impedia legalmente de ser dono de meio de comunicação no Brasil. A partir daí João Dummar voltou a se dedicar somente ao comércio.

Fonte:
Airton de Farias
Marciano Lopes

3 comentários:

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Fiquei me procurando, na foto do auditório da Ceará Rádio Club, do edifífio Pajeú, fui "macaca de auditório", com, chamvam na época.
A foto da Ayla Maria, no prgrama do Irapuan Lima, era na Rádio Iracema.
Bom demais, rever isso..., volto à década de 1950...com saudade.

Beijo, Fátima

Fátima Garcia disse...

Voce está certa, eu que fiz a confusão com as fotos. No livro do Marciano Lopes ele fala dos programas de auditório, cita as duas emissoras e publica diversas fotos. Mas já corrigi lá no post.
bjs
Ps. finalmente consertaram o blog

Duda Arrais disse...

Bom dia dona Fatima Garcia.
Eu sou neta do locutor Barbosa , e queria saber mais sobre a história de vida dele.
Onde encontro?
Já tentei pesquisar na internet mais só consigo vê o seu blog.

Beijos

Meu e-mail para contato caso tenha alguma foto fora essa que está na sua publicação.
camillinhaaa45@gmail.com