domingo, 13 de junho de 2010

Procissão de Santo Antonio – Igreja Nossa senhora das Dores






a procissão de Santo Antonio cumpre um percurso pelas ruas do bairro de Otávio Bonfim
Lá pelos idos dos anos 60 havia já aconteciam na Igreja Nossa Senhora das Dores, em Otávio Bonfim, (ou Farias Brito) as trezenas de Santo Antonio. As homenagens ao santo começam no dia 1° de junho e vão até o dia 13, quando ocorre o encerramento com a missa campal e a procissão com grande acompanhamento de fiéis.

O que fazia parte da festa e já não faz mais, eram a quermesse e o leilão que eram realizados logo após a trezena. O leilão era realizado no pátio externo da Igreja, onde era armado um palanque. O leiloeiro era o Irapuan Lima, que mais tarde tornou-se apresentador de um programa de TV e ficou conhecido como “Chacrinha do Nordeste”.
As prendas do leilão eram doadas pelos fiéis e a renda era revertida para as obras da Igreja. Moradores conhecidos davam respaldo e impunham respeito às atividades realizadas ao ar livre.

3 comentários:

Teresinha disse...

ooooooooh....adorei rever fotos da minha amada igreja de nossa senhora das dores, saudades desse lugar!!!!

Anônimo disse...

Lembro bem que uma das prendas mais esperadas era "Uma galinha cheia ofertada pela Dona Anísia"

Tarcísio Garcia disse...

Lembro que o Irapuan Lima já era cheio de gracejos nessa época e as vezes botava o secretário na fogueira. Uma vez perguntou ao ajudante se ele aceitava um convite para ser "alumínio" na fábrica dos Clemente e recebeu um sim encabulado como resposta.