quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Lord Hotel (Edificio Philomeno Gomes)

Em 1951, a Imobiliária Philomeno Gomes estava construindo dois prédios em Fortaleza: o Edifício São Pedro, na Praia de Iracema, e o Edifício Philomeno Gomes, no Centro. Mas, devido a um grande evento que iria ocorrer na cidade e à falta de local para abrigar os visitantes, o governador pediu que parte dos prédios fosse transformada em hotel. Assim, o Edifício Philomeno Gomes passou a se chamar Lord Hotel, e o Edifício São Pedro, Iracema Plaza Hotel. Ambos operavam 50% como hotel e 50% como residencial e comercial.

 Edifício Philomeno Gomes, década de 1950 (Arquivo Nirez)

Edifício São Pedro, que abrigou o Iracema Plaza Hotel

Inaugurado em 1956, num prédio de 8 andares, com cerca de 120 apartamentos,  considerado um exemplar da arquitetura moderna cearense, o Lord Hotel teve seu auge nas décadas de 60 e 70, período em que recebeu artistas famosos,  personalidades da cena brasileira e até a Seleção Brasileira de Futebol.
Em 1992 foi fechado e transformado em apart hotel. Nos últimos anos, estava praticamente abandonado, sendo desapropriado em 2001 pelo Governo do Estado, e tombado pela Prefeitura de Fortaleza em 2006.
Somente em 2011 o prédio ficou totalmente desocupado com a saída da última moradora, proprietária de um apartamento comprado em 1977, por 400 mil Cruzados. O processo de desapropriação começou em 2000, já que o edifício mostrava sinais de fragilidade. Enquanto a maior parte das mais de 40 famílias do local cedeu ao apelo do Governo  e deixou o local, pouco mais de 15 inquilinos decidiram resistir, insatisfeitos com a proposta de indenização. 

 Lord Hotel sendo recuperado (foto de 2011, acervo do blog)

Antes mesmo da desocupação total o edifício começou a ser reformado.  A obra de  recuperação estrutural do prédio, orçada em R$ 3,7 milhões, era para ser concluída em dez meses, mas já não há previsão de quando isso se dará.Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) , após a conclusão da restauração, o local será um equipamento público, provavelmente  nas áreas da cultura ou educação.
O prédio está localizado na esquina das ruas 24 de Maio com Liberato Barroso, no Centro de Fortaleza, próximo às obras das estações Chico da Silva e José de Alencar do Metrô de Fortaleza.

     

3 comentários:

Unknown disse...

Fátima, muito legal esse resgate afetivo. Parabéns.

Vc tem outras fotos ( internas e externas) desse clássico da paisagem urbana de nossa cidade ?

Anônimo disse...

A história do Ceasa perdida infelizmente.

Anônimo disse...

A tempo bom , era um luxo, e muito bonito, ame rever.