quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Bairro da Maraponga

Lagoa da Maraponga (ainda sem o Parque Ecológico) em 1973 - foto do O Povo


Até a década de 40, o lugar hoje denominado Maraponga era uma região com muitos sítios e nenhuma urbanização.  A movimentadíssima Avenida Godofredo Maciel, que corta o bairro, era uma estradinha de terra por onde circulavam os viajantes que iam e vinham de outros bairros e até de outros municípios. Uma imensa área verde circundava a lagoa, transformada no atual Parque Ecológico da Maraponga.  
Muitos dessas propriedades pertenciam às famílias Zequinha Gurgel e Bibil Frota, donas do entorno da lagoa. Da década de 70 até o fim dos anos 80, a Maraponga passou a ser local de casas de veraneio.
Mas foi a partir da década de 70 que começaram as transformações com a chegada dos primeiros condomínios e a abertura de novas vias de tráfego. E os sítios e as vacarias que eram inúmeras, e as áreas verdes foram cedendo espaço para a construção de prédios de apartamentos.   


Quem também muito contribuiu  para as mudanças na Maraponga, foi a indústria da moda. Tudo começou com a realização do I Festival da Moda de Fortaleza, ocorrido em abril de 1980, que nasceu como alternativa para empresários do setor de confecções. Nessa ocasião foi  sendo construída uma estrutura local para exposição de confecções, e o negócio prosperou porque o Centro de Convenções não tinha como comportar todos os expositores. Desde então a vocação para esse segmento nunca mais parou de crescer. Os moradores mais antigos são testemunhas de como o tempo foi passando, levando progresso e melhorando a qualidade de vida da comunidade.


A capela Santa Rita de Cássia foi construída pelo senhor Ciro Leal e por muito tempo pertenceu a sua família. Iniciou as atividades no dia 27 de dezembro de 1955, sob a jurisdição da paróquia de Parangaba (Bom Jesus dos Aflitos);  no dia 15 de junho de 1956, foi passado para a paróquia de Mondubim (Nossa Senhora do Perpétuo Socorro). E no dia 14 de setembro de 2005, a paróquia foi desmembrada, sendo instituída a paróquia Santo Antônio de Pádua- Maraponga. 


mesmo com a intensa especulação imobiliária a que vem sendo submetido, o bairro da Maraponga ainda bastante arborizado, ostenta um aspecto de calma e simplicidade, que não se encontra mais em outros bairros.


A Avenida Godofredo Maciel, que durante muito tempo representava uma via para se deslocar até a sede do Detran, foi alargada. Ali surgiram e prosperaram restaurantes, supermercados, e uma infinidade de serviços, o que deu nova vitalidade ao comércio local. O nome da avenida é uma homenagem ao ex-prefeito Godofredo Maciel, gestor de Fortaleza em dois períodos: 1920-1920 e 1924-1928. 

 Rua Suíça

Uma curiosidade do lugar é a extensa lista de ruas que levam nomes de países e de outras regiões do mundo. Assim, existem a Rua Mônaco, Itália, Hungria e Holanda, dentre outros. Na Rua Noruega, houve a proliferação de lojas de confecções, ampliando a oferta de produtos com a marca da indústria da costura do Ceará. 







Parque Ecológico da Maraponga, criado no início dos anos pelo Decreto Municipal n° 21.349/91 de 03 maio de 1991, composto pela Lagoa da Maraponga e da vegetação no seu entorno, com área total de 31 hectares. É o principal polo de lazer dos moradores, apesar da falta de estrutura e da falta de equipamentos de recreação e esportes.

 área onde se encontra o sangradouro da Lagoa da Maraponga, na avenida Godofredo Maciel

A lagoa está inserida na bacia do Rio Cocó, com profundidade máxima de 3,90 metros. O sangradouro fica do outro lado na Avenida Godofredo Maciel e devido ao  crescimento, e a exploração predatória da área, o ecossistema vem sendo aterrado gradativamente. 

 os lançamentos imobiliários estão por toda a parte. Essa é mais uma área verde prestes a virar edifício. A retirada da cobertura vegetal contribui para o aumento da temperatura.
 
Localizado na região sudoeste de Fortaleza, a Maraponga limita-se - de acordo com o IBGE - ao Norte com o bairro Itaperi e pelas ruas Julio Gaspar e Nereu Ramos; a leste, pelas ruas Odilon benévolo e Ômega; ao Sul, pela Rua Holanda e Francisco Glicério e a Oeste pelo trilho. População: 10.155 moradores, de acordo com o censo de 2010


 fotos de Raquel Garcia - dez/2013
sites pesquisados:
Semace

Jornal Diario do Nordeste

Jornal o Povo
Prefeitura Municipal de Fortaleza 



Nenhum comentário: