sábado, 11 de janeiro de 2014

Estação João Felipe



No terreno ocupado atualmente pela Estação João Felipe, na Praça da Estação, que já pertenceu à Estrada de Ferro Baturité, funcionou outrora o Cemitério de São Casimiro. A partir de 1865, o campo santo ficou em completo abandono até que, em 1877 se resolveu sua demolição. As autoridades mandaram exumar alguns restos e os recolher ao Cemitério de S. João Batista. Em 1878 já estava quase tudo em ruínas: túmulos desmoronados, grades quebradas, ossos dispersos pelo chão, onde animais pastavam tranquilamente.  A Estação Central foi construída sobre esses túmulos antigos;  até hoje as construções feitas no local pesam impiamente, sobre mortos. Quando se cava a terra por ali, é raro não se encontrarem restos humanos. 


O lançamento da pedra fundamental  da Estação João Felipe ocorreu em 30 de novembro de 1873, mas as obras só foram iniciadas em 1879, sendo  concluídas em 1880. O motivo da interrupção dos trabalhos foi a terrível seca que assolou o Estado no período de 1877 a 1879, que abalou a situação financeira da companhia. Tanto a estrada de ferro quanto a estação central foram construídas utilizando a mão-de-obra de retirantes dessa estiagem catastrófica. Uma placa alusiva à data de finalização, 1880, encontra-se na estação. Na época, chamava-se Estação Central. Dela partiam trens para Caucaia, para a antiga estação da Parangaba, para Baturité, dentre outras destinos. 


Agora, a histórica estação João Felipe, suspenderá as atividades de embarque e desembarque no próximo dia 13 de janeiro. Na área onde hoje estão os trilhos será construído um percurso subterrâneo para a Linha Leste da Companhia do Metrô de Fortaleza. O projeto de escavação atingirá parte do terreno próximo aos trilhos da Linha Oeste, que faz parte da Estação João Felipe. Uma outra estação está sendo construída, com acesso pela rua Padre Mororó, no Centro, ao lado da estação Chico da Silva, da Linha Sul. 
Tombada pelo Estado através do decreto 16.237 de 1983, A Estação João Felipe devera se transformar em equipamento cultural, com projeto de instalação de uma pinacoteca nos galpões da antiga RFFSA, ao lado da antiga Estação Central. 

 Teatro São José, equipamento cultural no centro de Fortaleza

Vale a pena lembrarmos  de alguns equipamentos de lazer e cultura, criados pelo Estado e Prefeitura Municipal na área central de Fortaleza: O antigo Cine São Luiz (fechado),  A Biblioteca Pública Menezes Pimentel (funcionando precariamente),o Teatro São José (abandonado),  o Museu de tecnologia de Combate as Secas (fechado), o Arquivo Intermediário (funcionando precariamente), dentre outros...  

   

Nenhum comentário: