sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Igreja São Bernardo




No ano de 1854 o tenente Bernardo José de Melo construiu uma pequena capela de taipa em louvor a Nossa Senhora do Bom Parto. A população chamava a capela de Igreja do Senhor Bernardo, e para justificar o título, o tenente mandou vir da Espanha uma imagem de São Bernardo que passou a ser o padroeiro. Com o grande inverno de 1854, a igrejinha desabou e com um empréstimo conseguido  junto ao governador, uma nova igreja foi construída em 1858. 
O templo passou por reformas em 1954, com ajuda da prefeitura conseguida por Monsenhor André Camurça. Foi ampliada, tendo sido usada a casa do Padre José Frota que ocupava o espaço hoje correspondente ao Altar-mor e a sacristia. A referida residência foi doado por seu proprietário e incorporada à igreja após sua morte.
A Igreja de São Bernardo conta com dois altares herdados da antiga Igreja da Sé, demolida em 1938: o Altar de São José e o de N. S. do Bom Parto.


A igreja é uma das mais antigas do centro e por estar exposta passa por forte agressão física, com camelôs em sua volta. os bancos de madeira serviam de abrigo a mendigos e ladrões que roubavam os fiéis, objetos sacros e imagens - como um quadro da via sacra que foi subtraído da parede. 
Em 1992 estava em estado precário, foi alvo de uma campanha promovida novamente por Monsenhor André Camurça e alguns seminaristas, que arrecadaram donativos e materiais junto à população que possibilitaram sua recuperação. Sem receber sequer uma pintura desde a década de 80, o templo era ignorado pelos transeuntes que passavam pela rua. A restauração foi concluída em maio de 1993.

extraído do livro Caminhando por Fortaleza
de Francisco Benedito

Nenhum comentário: