sábado, 18 de janeiro de 2014

A Presença Maçônica no Ceará



A primeira loja Maçônica do Ceará, instalada em Fortaleza, no ano de 1859 foi a Fraternidade Cearense 136. Mas não foi a primeira manifestação maçônica no Estado: antes, a maçonaria atuara de modo decisivo em questões de cunho político, que culminaram com a Confederação do Equador e o sacrifício de alguns maçons, inclusive do Padre Mororó.
A maçonaria brasileira esteve unificada sob a denominação de Grande Oriente do Brasil (GOB) a partir de 1883. Nesse período atuavam no Ceará as lojas maçônicas Fraternidade Cearense (1859) e Igualdade (1882). Depois surgiram Liberdade IV (1901), Porangaba (1905), Amor e Caridade III (1905), dentre outras. Em 1927 ocorre a do Grande Oriente do Brasil, passando a se organizarem em cada Estado da federação as Grandes Lojas Simbólicas, vinculadas à Confederação da Maçonaria Simbólica, gozando de autonomia e soberania dentro e fora do país.

Loja maçônica Igualdade 405, fundada em 27 de junho de 1882. Fica na Rua Senador Pompeu, 578, centro de Fortaleza. Foto de 2013

A presença maçônica nos movimentos sociais no Ceará, ganha destaque através de sua inserção na organização dos trabalhadores através da Sociedade Artística Beneficente (1902) e Centro Artístico Cearense (1904), seguindo-se diversas outras, inclusive no interior do estado. Essa atuação correspondia ao novo apostolado da Maçonaria brasileira, a questão social, nos primeiros anos do século XX, em continuidade à sua participação na campanha abolicionista. 
A Grande Loja do Ceará é fundada em 19 de março de 1928, resultante da coligação de três Lojas: Deus e Camocim (1921), Porangaba (1905) e Fortaleza (1928). Essa reorganização da Maçonaria brasileira daria nova dinâmica, em termos estaduais, para a atuação dos pedreiros-livres.

 Palácio Maçônico Francisco Dias da Rocha, na Avenida do Imperador, fundada em 19 de outubro de 1929. (foto de Erikson Salomoni)

Em razão de seu caráter sigiloso e do desconhecimento dos seus objetivos,  (há evidências de que somente os maçons que chegam ao último grau (33º grau no rito escocês sabem verdadeiramente os reais objetivos da Maçonaria), a entidade foi um dos alvos mais constantes da Igreja Católica.

A maçonaria é o principal ingrediente do livro "O Símbolo Perdido", de Dan Brown, lançado em 2010. A trama se passa em Washington, cidade cheia de símbolos da maçonaria.  Alguns são bem evidentes, como o obelisco, símbolo da divindade, com uma pirâmide, que representa a evolução dos seres humanos. A influência dos maçons se refletiu na criação da biblioteca do Congresso americano, hoje a maior do mundo. 

 Evocação da idéia de Deus - Representada pelo Triângulo, Delta Luminoso ou por Três Pontos.
Dan Brown, autor do livro  lembra que o símbolo mais sagrado da nação, que está nas notas de 1 dólar, é a pirâmide da maçonaria, encimada por um olho que simboliza a sabedoria. Segundo o escritor, a pirâmide incompleta, sem o vértice, é um símbolo de que o ser humano, e o país, nunca estão prontos, sempre podem se aperfeiçoar 

Nos ataques à entidade – que em alguns períodos chegavam a ser diários – o jornal clerical O Nordeste procura desqualificar a Maçonaria, classificando-a, dentre outras coisas como sociedade criminosa. Tome-se como exemplo o ano de 1925, em que O Nordeste traz reportagens do tipo: “”Perseguição religiosa na França, onde divulga nota do cardeal  Dubois, responsabilizando a Maçonaria pelas medidas do governo contra a Igreja Católica (9 de fevereiro); A Câmara italiana aprova o projeto contra a maçonaria. Naquela ocasião Mussolini Declarou que a maçonaria é o maior inimigo do fascismo“.

Augusta respeitável Loja Simbólica Fortaleza - 3a. Loja Maçônica, na Avenida da Universidade (foto de 2010, do acervo do blog) 

O jornal O Ceará, do jornalista, professor e maçom Júlio de Matos Ibiapina se colocou na defesa irrestrita da Maçonaria, ante os ataques do diário católico:"Os leitores do órgão pio desta capital na estarão esquecidos da campanha quase diária que ali se faz contra a Maçonaria. Os conceitos emitidos contra essa instituição poderão levar ao povo ignorante a impressão de que a Maçonaria é criação diabólica, digna de ser condenada, não somente pelos católicos, mas por todos que se interessam pelo progresso social, tão negras são as cores que se pintam os intuitos dos maçons."


Pesquisa
Artigo: Maçons, espíritas e católicos nos embates religiosos da Primeira República no Ceará, de Marcos José Diniz Silva, disponível em
http://anpuh.org/anais/wp-content/uploads/mp/pdf/ANPUH.S25.0279.pdf
Jornal Diário do Nordeste
http://www.lojasaopaulo43.com.br/simbolismo.php 
http://renanabiff.blogspot.com.br/2010/01/dan-brown-lanca-livro-sobre-simbolos-da.html


34 comentários:

Érico Sales disse...

Excelente pesquisa. Parabéns!!!

Fátima Garcia disse...

obrigada Érico Sales, pelo comentário e por estar sempre nos visitando. abs

Unknown disse...

Gente sinceramete e muito bom...Adorei ter visto a historia d nossa cidade!Fatima Garcia vc esta de parabens!

Unknown disse...

Adorei ter conheçido mais sobre nossa cidade..Parabens!Fatima garcia continue assim...sempre deixando a populaçao atualizada...

Fátima Garcia disse...

obrigada Alan hygor, espero encontrá-lo sempre por aqui. abs

Anônimo disse...

Gostaria muito de poder visitar e saber mais um pouco da maçonaria. 85-98072680

Gleiciano Azevedo

Anônimo disse...

Quero poder conhecer a verdade tirar duvidas como posso participa alemaofwm1@hotmail.com aguardando resposta obg

Anônimo disse...

Quero muito entrar para a maçonaria como faço aguardo ansioso o convite

Unknown disse...

(85) 9 87963513

maçonariaeaescravidão disse...

Faço um trabalho sobre a maçonaria e a escravidão e conto com a participação dos Irmãos dessa oficina, preciso de documentos e dados sobre a participação da Loja nesse feito, TFA luiz figueira

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

admiro muito a religião maçônica, sempre que tenho tempo na empresa visito site relacionado, tentando aprender mais e mais sobre uma religião que me trás admiração.
me mantenho sempre informado em grupos relacionados, Avança Brasil, troco conversas sempre que posso, encantado pela maçonaria.
um belo artigos visto, estar de parabéns Fátima Garcia.

Djoni Filho ∴ disse...

Muito boa a matéria. Vale salientar também que o Lar Torres de Melo, antigamente Asilo da Mendicância, foi fundado pela maçonaria em 1905 e teve como um de seus presidentes o primeiro Grão-Mestre da Grande Loja do Ceará, Álvaro Nunes Weyne, inclusive dando causa ao nome do Bairro Alvaro Weyne.

Unknown disse...

Seja um homem de princípios e será visto. Fará amigos que um dia o tomarão por irmão.
Não seja intempestivo publicando seu contato assim.
Felicidades!

David Gomes disse...

Pramim entra pra maçonaria e precioso do quê tanto acho muinto interessante

Unknown disse...

Há um equivoco na foto mostrada como sendo da ARLS Fortaleza N° 03, fundada em 1928, na realidade a foto corresponde a Augusta e Respeitável Loja Simbolica Parangaba N°02, fundada em 1905. Na sequência é a foto N° 06, de cima para baixo, no blog.

Unknown disse...

Tem um feiticeiro da música popular brasiera chamdo djavn Caetano Viana que faz magia negra contra mim. do tipo candomblé ele usa as minhas fotos da internet prase inspirar e fazer as canções dele sem medar nehum centavo e sustentar uma mulher horrossa chamada Rasfaela brunini.Ele quebra as minhas coisa através de gnose. Eu já fui internada várias vezes em um manicômio a mando dele qundo eu reinvidicava que afontede inspiração dele era eu.Ele fazia aminh familia mme internar.Lá eu fu amrrada sangrei até quase morte na posição de Cristo.Depois fui levadao nosso lar onde escutava as músicas dele, lá apnhei fui queimada de pnta de cigarro amarrada sofri traumatismo craninao efuia assediada por mulheres. A cigana da beira mardisse que le fez um feitiço praeu nuca ser feliz com ninguém mas nuca ia deixa a esposa porque ela o ajudou no inicio de carreira. So quequem sustentoe ele a Rafela Brunini e toda pprole maldota fui eu copm minha linda beleza de Princesa descendede Isabel da Austria.Depois quesai de lá arranjei u namorado chmado Ari Mendonça como qual eu ia me casar. Atrvésa das musicas dele el chamou o meu namorado de o maledeto quesignifica maldito em italiano. Ele fez o namoro terminar.Ele me perseguiu com amusica dele em todas as igrejas que eu frequentei pra me ver livre dele até na Evangelicas e catolicas.Depois queeui sai da ultima vez quereivindicar meus direitos ele me feser internada de nopvo praapnharde pacientes violentas e sofrer maus tratos lá fui presa totalmente lucida com uma menina quebatia em todo mundo e o ventilador queimou ia matar as duas num incêndio.E de novo engordei.Eu sei querenncarnação existe e os inimigos são da propria familia ese minha familia prestasse não faria isso a mando dele.A música dele quebra carro destroi objetos causa prejuizos.Elequer me matar travésde magia negra candomblé. Uma vez eu estava dirigindo com amainha filha amusica dele tocou e o carro parou numa linha de trem . Ele queria matar as duas.Uma vez eu fu uma missa de São miguel Arcanjo pra me livre dele e quando sai de lá as portas se fecharam e eu quase morri.Uma vez uma amigo meu ia me levarpro sul da Fraça e tocou a musica dell qundo entrei no carro o carro deu um curto circuito e quase me matou. Elezfaz musica sobre tudo o que eu gosto mas não gostade mim é só pra iludir e ganhar dinheiro as minhas custas.No tal show vidas pra contar eu fui muito contra gosto pois sabia que le não gostav de mim era só pra sugar minha aparencia pra dar pre feiticeira da mulher dele rafaela Brunini joguei uma lingerie pra ela saber que a fonte de inspiração dele era eu.E ele nem lhou pra minha cara.Eu orva muito pra elese converter e ajudei muito ele pela internet.Depois do tal show vidas pra contar eu fiquei muto depressiva as músias dele ficavam naminha cabeça sem parar.Eu fiquei muito revoltada com Jesus Cristo porque ele deixou um servo do diabo me perseguir em Igrejas e se inspirar enrrigando as minhas custas.Joquei tufdo o quato foi de imagem e cruz fora desistide ser catolica queiqiei as fotos da familia cruel que me internou amndo dele par nãodizer que a fontede inspiração era eu.Aminha familia me internou ultima vez totamente lucida pra ouvir as musicas dele lá dentro porque eu esculhambei ele pela internet.E ele continua quebrando meu objetos através de gnose.Uma vez ele quebrou meu controle remoto praeu não sairdecsae não comprar alimentos e morrer de fome eu era uma menina muito bonitae não sou mias por causados maus tratos dele.Mu pai foi maçom e eu quero justiça ele se chamava Absalão Matias.Eu quero que ele mande todo o dinheiro que ele enrricou as minhas custas pra sustentar feiticeira dele Rafaela Bunini. Eu não quero me casar com ele.Não posso mecsarcom um feiticeiro.Ele via ter quesustenata mim e a minha filha de longe. Grata Ana Cibele Matias Fuziki.E eu não quero fazer parteda maçonaria só uero justiça . Pois ele continua quebaendo as minhascoisas par eu ir pra beira mar pra ouvir as musica dele. Eu fui apixonada por ele pelos feitiços agora não sou mais. Só quero o dinheiro que por direto é meu.

Unknown disse...

Hannah Mathias
Ontem às 10:02 ·
http://revistaquem.globo.com/…/em-cena-rara-djavan-e-clicad…
è ele ofeiticeiro queenrrica as minhas custas Pra sustentar ela e faz minha familia acreditar que a musa não soueu pra me internar em manicômios e destruir toda minha beleza.Ana Cibele Matias Fuziki
face book hannah Mathias e ele continua quebrando as minhas coisastrváede gnose e me perseguindo com as musicas dele.Eu queroo dineiro foi minha prencia de Princesa que sustento eleela em todasas encarnações elenão quer nada comigo só sustenatar ela a feiticeira.

Unknown disse...

Ele Djavan Caetano Viana que sua a minha aparência dessa encarnação e de outra. Pra sustentar uma mulher horrososa chamada Rafaela brunini no Rio de Janeiro ele mexe com magia negra do tipo candomblé e gnose quebra as minhas coisas e já tentou me matar várias vezes de acidentede carro, destroi todos os meus relacionamentos mas não quernadacomigo só a inspiração.da minha belza de Princesa face book hannah Mathias.o amordel é só ilusório não quer nada comigo e toda vez que eu vou reivindicar meusdireitos de musa ele mnda me internar em manicômios pra desgraçar a minha beleza.E ficar ouvindo as músicas dele lá dentro.Lá já fui sangrada como Cristo tive traumatismo craniano apanhei fui queimadae de ponta de cigarro fui assediada por lésbicas extupradores quse morri num qurt couma menina que batia em todo mundo.Ele articula com forças ocultas pra aminha familia não acreditar que amusa sou eu.E me internar ele não quer nada comigo. Elefazia musica pra iludir sobre tudo o queeu gosto grécia , madri, algarve, musica flamença sobremesa meio doc ou meio amargo mascomigo não quer nada só ganhardineiro enrricando as minhas custas meu pai Absalão Matias foi mçom e eu quero justilça.Ele via ter que mnadr o dinheiro pra eu ficar belissima pra me casar na Igreja de branco com outro.Eu não quero fazer parte da maçonaria .A músicadesse servo do diabo me perseguiu em todas as igrejas evangelicas e catolicas.Meu nome É Ana Cibele Matias Fuziki grata.Face book hannah mathias. Grata.Alexandre Pires, maria gadu,Zeca beiro Luiza possi amigos dele também se inspiraram em mim sem medarnehum centavo.

Unknown disse...

O sangue de Jesus tem poder sobre a vida dessa mulher.

Unknown disse...

Tenho vontade de conhecer e também participar, como faço para participar??

Unknown disse...

o que é a maçonaria? 85 9-99932913

Unknown disse...

Queria muito que meu marido ficasse parte da marconaria como fazer?

Unknown disse...

Como é que eu posso ser um maçom

Unknown disse...

Sou Marcílio Dias.'. Maçom ah 22 anos e Grau 33° da Grande Loja do Estado do Ceará. Primeiro: gostaria de informar que a Maçonaria não é nenhuma Religião. É uma Confraria Universal e que sua historia se perde no tempo e Remonta ao Tempo de Moisés. Segundo: Para ser aceito na Ordem, tem que preencher os três pilares da horadez e da decência humana: 1º Ser livre, 2º Ter de bons costumes, 3º Crer em um ser supremo e criador de tudo o que ah no universo, independente da REligião. É o que nós chamamos de Grande Arquiteto Do Universo ou simplesmente (G.'.A.'.D.'.U.'.)

Unknown disse...

Queria fazer parte da Maçonaria só queria ter uma chance

Unknown disse...

Fato!!!

Não é sobre ter desejo em participar ou apenas curiosidade em saber seus segredos, mas sim se chamado e estar preparado para tal.

Unknown disse...

Gostaria de conhecer e entrar

Anônimo disse...

Sou filho de maçom e já fui a um banquete maçônico nesse prédio do galinho quando era criança. Doce recordação

Anônimo disse...

Eita. É possessão nessa mulher.

Anônimo disse...

Gostaria de conhecer a loja de vcs?

Anônimo disse...

Gostaria muito de participar e conhecer mais à muito tempo estudo tudo sobre os maçons sou simplesmente fascinada😍

Stefane brasileiro disse...

Como as mulheres fazem para ingressar sei q tem a parte das mulheres à muito tempo estudo sozinha sobre vcs maçons e sou maravilhada com tudo.,com vossa educação,respeito entre tantas qualidades.como vcs mesmos falam #justoeperfeito.🔼

Fátima Garcia disse...

olá Stefane, Não sei lhe informar, sugiro que procure algum site de alguma loja maçônica, talvez tenha informações a respeito