segunda-feira, 28 de maio de 2012

Mercado dos Pinhões

modelo semelhante ao Mercado de Ferro montado em Fortaleza, oferecido no catálogo do fabricante (foto Ah, Fortaleza!)

O Mercado dos Pinhões é uma parte do antigo Mercado da Carne, inaugurado em 18 de abril de 1897, na gestão do Intendente  Guilherme Rocha, e do presidente Comendador Antônio Pinto Nogueira Accioly . A estrutura metálica do mercado foi inteiramente pré-fabricada em ferro, na França, sendo produzida nas oficinas Guillot Pelletier, em Orleans.  Essa é uma das principais características da estrutura de ferro, a sua portabilidade, podendo ser montada e desmontada em locais diferentes.
Assim, seu primeiro endereço em Fortaleza foi a Praça Carolina, hoje conhecida como Praça Waldemar Falcão. O  Mercado da Carne era formado de por dois galpões unidos por uma passagem coberta, conhecida como  avenida.  O equipamento era  aberto à ventilação e à luz natural, tendo sido desenvolvido pelos franceses e ingleses para climas semelhantes ao nosso, já que tinham muita experiência em construções nas suas colônias da África, Índia e Ilhas do Caribe.





Em 1938 a estrutura foi desmontada e um dos seus dois pavilhões foi transferido para a Praça Visconde de Pelotas, popularmente conhecida como dos Pinhões. O outro pavilhão foi deslocado para a Praça de São Sebastião e, posteriormente, novamente desmontado e levado para a Aerolândia, às margens da BR-116 (antigo bairro do Alto da Balança), onde permanece em péssimo estado de conservação.


Praça Visconde de Pelotas

Atualmente o Mercado dos Pinhões é palco de uma programação rica e variada, quase todos os dias.  Começa na terça-feira com manifestações artístico-culturais afro-brasileiras dentro do projeto Terça Negra. Na quarta-feira, a beleza da dança contemporânea toma conta do Quarta em Movimento. Na quinta-feira, música, literatura, fotografia e outras manifestações culturais se encontram no projeto Quinta Cultural. Sexta-feira é dia da maior roda de choro de Fortaleza, o Chorinho no Mercado. E, no domingo, zabumba, triângulo e sanfona marcam o ritmo do Forró no Mercado.







O Mercado dos Pinhões é um equipamento cultural tombado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza por meio do Decreto Municipal 11.962 de 11 de janeiro de 2006. Fica na Praça Visconde de Pelotas entre as Ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli.

fotos: 
Rodrigo Paiva
Fátima Garcia

fontes:
Secultfor
Ofipro

2 comentários:

Nibio Lopes disse...

Foram gastos agora 2,7 milhões e está totalmente revitalizado, lindo...

Unknown disse...

Por que este mercado tem este nome?