domingo, 20 de maio de 2012

Bairro de Fátima

A imagem de Nossa Senhora de Fátima, inaugurada em 2008, fica na Praça Pio IX em frente à igreja. Trabalho do artista plástico Franciner Macário Diniz, a estátua possui 15 metros de altura, sendo 1,5 metros de base, 13 metros da estátua e 1/2 metro da coroa. Foi montada sobre ferro, brita, cimento e gesso, coberta por material acrílico e revestida de tinta e esmalte sintético.  

O Bairro de Fátima localizado na zona sul de Fortaleza, limita-se ao Norte pelas Ruas Saldanha Marinho e Coronel Solon; a Leste pela Avenida Visconde do Rio Branco e a BR 116, ao Sul pela Via Férrea Parangaba/Mucuripe e Avenida Borges de Melo e a Oeste, pela Avenida dos Expedicionários e Rua Senador Pompeu. Fica entre os bairros do Benfica, Parreão, José Bonifácio,  Joaquim Távora, e São João do Tauape.


Rua do Bairro de Fátima

Avenida 13 de Maio, a principal via do bairro

De acordo com o IBGE, censo demográfico de 2010, o bairro tem uma população de 23.309 habitantes: 10.091 são homens e 13.218 mulheres.
Situado próximo ao centro, com boa infraestrutura, é habitado em sua maioria por famílias de classe média, conta com serviços variados que incluem centros comerciais, farmácia, hospitais, restaurantes e centros médicos.


prédio de uma Igreja Evangélica, aparentemente inativo

prédio da operadora de telefonia OI

Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará

Instituto de Educação do Ceará. A calçada irregular que aparece no primeiro plano, é o futuro endereço de mais um espigão no bairro de Fátima

Terminal Rodoviário Engenheiro João Tomé, inaugurado em 23 de março de 1973. Fica na Avenida Borges de melo, 1630

Capela do Menino Deus, na Avenida 13 de Maio

Praça do Radioamador Teobaldo Cesne, na Avenida 13 de Maio, com uma propaganda de operadora de telefonia um tanto desatualizada.

Praça Pio IX, localizada em frente ao Santuário de Fátima

Estão localizados no bairro a sede da Oi, o Centro de Humanidades da UECE, o Instituto de Educação do Ceará e o Terminal Rodoviário João Tomé. 
Mas o equipamento que mais agita o bairro de Fátima é sem dúvida o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, espaço de concentração de grande número de fiéis, e palco de grandes manifestações religiosas todo dia 13 de cada mês. 

foto jangadeiro online

foto Diário do Nordeste

O 13 de maio celebra a primeira aparição da Virgem Maria em Fátima, Portugal. Neste ano de 2012, foi comemorado o 95º aniversário da data. (foto O Povo)

O bairro de Fátima passa por acelerado processo de verticalização, as antigas e confortáveis residências estão desaparecendo, e cedendo espaço para as torres de apartamentos. 


 
As amplas residências aos poucos vão se transformando em bancos, farmácias, restaurantes, e condomínios. A especulação imobiliária, com forte atuação no bairro de Fátima,  descaracteriza a área, complica ainda mais o trânsito de veículos e compromete a qualidade de vida. Essa casa da foto, por enquanto, ainda resiste.  

fotos Fátima Garcia

9 comentários:

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Adorei, ver meu Bairro de Fátima, onde passei parte de minha infância e adolescência, retratado aqui, em prosa e imagens.
Estudei no Instituto de Educação do Ceará e o Centro de Humanidades da hoje UECE (era FAFICE, na década de 1960).
Mas, fiquei um pouco triste, vendo as antigas casas serem substituídas pelos "arranha-céus". Mas é o famigerado progresso. Nada a fazer!

Boa noite!

Xylema disse...

Olá, só uma correção, o tempo que você identifica como sendo uma igreja evangélica na verdade é um templo dos Mórmons que ainda não está pronto. Por sinal é bem similar ao de Petrópolis/RJ http://reporterdecristo.com/wp-content/uploads/2010/08/templo_mormons.jpg

Fátima Garcia disse...

na minha opinião Fátima é um dos bairros mais agradáveis de Fortaleza, tomara que permaneça assim.
abs Lúcia

Fátima Garcia disse...

Ok Alex Ribeiro, obrigada pelo esclarecimento.
abs

Anônimo disse...

Uma pena

O quartel do 23º Batalhão de Caçadores está no Bairro de Fátima desde 1941, quando naquele local só existiam pequenas construções e sitios, sendo um ícone do bairro e da cidade de Fortaleza, no entanto não foi lembrado pela criadora do blog.

Fátima Garcia disse...

tá certo, anônimo, deixei de incluir o quartel do 23 BC.

angelina disse...

Sou do BF desde meus 13 anos. como foi bom morar aqui.Tempos que não voltam mais. Morei 10anos em Brasilia e quando voltei vim para o BF. Continuo gostando, mas muitas coisas tem que ser melhoradas, principalmente o Parreão. Está um horror. Quando inauguraram fiz muitas caminhadas lá, mas agora, aliás, há muito tempo, nem pensar. Outra, precisar acabar COM OS TREINOS DE TIRO DA pOLICIA mILITAR, AO LADO DO MEU PRÉDIO, é terrível, não pode haver isso em local residencial.Parabéns pelo blog, Fátima.

Fátima Garcia disse...

Olá Angelina
não sabia dessa história de treinos da Pm, onde é que são feitos? E vc tem toda razão quanto ao Parreão, muito descaso deixarem um parque ficar naquela situação.
obrigada por nos visitar, volte sempre

Anônimo disse...

Por favor esse bairro fica próximo do aeroporto internacional de Fortaleza ?