A Atual Praça dos Mártires (Passeio Público) já foi chamado de Largo da Misericórdia (foto Fátima Garcia
Avenida Monsenhor Tabosa, a antiga Rua do Seminário (arquivo Nirez)
A Praça Dom Pedro II, popularmente chamada Praça da Sé, era, no passado, o Largo da Matriz; a Praça dos Mártires, mais conhecida como Passeio Público, era o Largo da Misericórdia. E têm as praças do Carmo, São Sebastião e Cristo Redentor. Onde foi o Boulevard da Conceição hoje é a Avenida Dom Manuel; a Avenida Duque de Caxias era o Boulevard do Livramento. A antiga Rua do Seminário agora é Avenida Monsenhor Tabosa. E têm as avenidas Monsenhor Salazar, 13 de Maio e Padre Ibiapina.
Antiga Rua Santa Isabel (arquivo Nirez)
A atual Rua Pedro Pereira era Travessa de São Bernardo, a Rua Meton de Alencar era Travessa de São Sebastião. A Rua São José era Beco das Almas, a Rua Conde D´Eu era Rua da Matriz, a Rua 24 de Maio era Rua do Patrocínio, a Rua Tereza Cristina era Rua Santa Tereza, a Rua Princesa Isabel era Santa Isabel, a Rua Rodrigues Júnior era Rua da Glória, a Rua Dr. João Moreira era Travessa da Misericórdia, e a Rua Conselheiro Tristão era a antiga Rua da Cruz. E têm as ruas Santo Antônio, São Francisco, São José, Nossa Senhora dos Remédios, Nossa Senhora de Lourdes.
Rua Castro e Silva, que um dia foi a Rua da Matriz (arquivo Nirez)
Padres que foram homenageados nominando ruas de Fortaleza: Guerra, Valdevino, Anchieta, Mororó, Roma, Frota, Antonino, Quinderé, Francisco Pinto, Luiz Figueiras, Cícero, Monsenhor Catão, Cônego Rosa, Frei Mansueto. No passado, a atual Rua Pereira Filgueiras era Rua do Paço, alusão ao Palácio do Bispo. A antiga Travessa das Belas é a atual Rua São Paulo.
Rua Padre Mororó (Arquivo Nirez)
E tem a Rua Assunção, homenagem a padroeira de nossa Capital. A Rua Rufino de Alencar, aquela via estreita que liga a Praça da Sé à Praça Cristo Redentor, era o Corredor do Bispo.
fontes:
Marciano Lopes
João Nogueira
4 comentários:
Olá, sabes me dizer em que altura foi tirada essa foto da Pe Mororó?
Prof. Felipe, consultei as informações que tenho a respeito da foto, mas não consta o trecho da rua em que a foto foi colhida.
Tenho quase certeza de que a foto foi tirada no cruzamento com a Pedro Pereira, olhando na direção do cemitério.
Fica o registro, obrigada pela informação, Prof. Felipe Albuquerque
Postar um comentário