sábado, 10 de março de 2012

A Cidade com Vista para o Mar


Avenida Beira Mar anos 1970 (foto Chacon)

Na fase do pós-guerra, não é mais o sotaque francês que domina a cidade, e sim o modo de vida americano. Também nesse período, a orla marítima, que até então era ignorada pelas elites, dá passos rumos à valorização. A ocupação da orla começa na verdade a partir da década de 1920, com a construção da Vila Morena, o palacete da família Porto, onde mais tarde se instalaria o Estoril. Na chamada Praia do Peixe, uma colônia de pescadores, vê o surgimento de pequenos palacetes para veraneio.  Aos pescadores restou deixar as moradias na orla e procurar outros locais.


 Praia de Iracema em 1931 (arquivo Nirez)

No entanto, mesmo com as casas elegantes, o mar era ainda o quintal. O auge da Praia de Iracema ocorre mesmo depois da 2ª. Guerra, quando os americanos instalaram uma base em Fortaleza e transformam a antiga casa da família Porto em seu clube de oficiais.
Os clubes sociais também vão migrando para a praia, primeiro a de Iracema, depois, entre os anos 1940/50, mais a leste, em direção ao Meireles. É quando a praia adquire importância do ponto de vista do lazer e do entretenimento.
 
O Porto do Mucuripe em dois tempos: 1981 e hoje. (fotos de Nelson Bezerra) 

A construção do porto do Mucuripe tem um papel importante na configuração urbana, inclusive porque comprometeu irremediavelmente a Praia de Iracema. O porto na enseada do Mucuripe era sonho antigo, já que o antigo porto, na Prainha, não oferecia condições adequadas para o comércio e desembarque de passageiros. Apenas entre os anos 1930 e 40 a obra  ganhou ritmo, sendo que as primeiras embarcações começam a atracar na década de 50. O Porto do Mucuripe tornou-se um obstáculo para o fluxo de areias do litoral leste para o oeste, causando a drástica diminuição da faixa de praia na área da Praia de Iracema e o progressivo abandono das atividades comerciais e portuárias na área.

Avenida Beira Mar foi inaugurada em 1963. Antes disso a via era apenas a Rua da Frente. Sem pavimentação, sem tráfego de veículos, sem espigões, sem hotéis nem turistas. Foto de 1935 (arquivo Nirez)

Vista aérea da urbanização da Avenida Beira Mar no trecho entre a Volta da Jurema e o Iate Clube  em 1981 (foto de Gentil  Barreira) 

A ocupação da orla marítima da Capital se intensifica com a abertura da Avenida Beira-mar, determinada pelo plano Diretor de 1960. Com ela, a orla marítima vai definitivamente se integrar à malha urbana e a valorização do espaço do litoral leste passa a ser notada inclusive em valores monetários. A força do mercado imobiliário torna-se cada vez mais presente na determinação da ocupação da cidade em geral e da orla marítima em particular.

Praia do Futuro, anos 1980

Na década de 1970, ocorre a interligação viária com a Praia do Futuro, pelo prolongamento da Avenida santos Dumont. Promissora para o mercado, a Praia do Futuro frustrou a expectativa dos especuladores, não tendo nem a ocupação nem a demanda esperada, devido a uma série de fatores naturais e estruturais. 

fontes:
Revista Fortaleza, fascículo 10
Viva Fortaleza

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