sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Estava Ali... Não está mais... (parte 2)

Clube Líbano Brasileiro

sede da Tibúrcio Cavalcante (arquivo Nirez)

Quando começou, em março de 1923, chamava-se União Síria e funcionava na Rua Major Facundo, 55, altos. Depois a União Síria juntou-se com a União Libanesa, formando a União Sírio-Libanesa, com endereço na Av. Santos Dumont, esquina com a Rua João Cordeiro. Posteriormente, em 1947, a agremiação recebeu o nome de Clube Líbano Brasileiro, sob a presidência de Aziz Ari, com sede provisória na Avenida Santos Dumont, 1028.  Em meados da década de 1950,  mudou-se para a sede própria, na Rua Tibúrcio Cavalcante, 271.  

Igreja Presbiteriana de Fortaleza

Rua Sena Madureira (jornal O Povo)

A pedra fundamental do novo templo foi assentada em 12 de outubro de 1898, na Rua Sena Madureira, 840. Esquina com a Rua Pedro Borges. O culto Presbiteriano iniciou-se no Ceará em 1883, organizado pelo reverendo De Lacy Wardlou , missionário norte-americano. 
Em 3 de dezembro de 1979 a igreja mudou-se para a Avenida Visconde do Rio Branco, e o prédio da Sena Madureira foi vendido ao grupo C. Rolim.

Palácio do Plácido

frente para a Avenida Santos Dumont (arquivo Nirez)

Presente do comerciante Plácido de Carvalho para sua mulher Pierina, o imóvel ocupava uma quadra inteira, com frente para a Avenida Santos Dumont, entre as ruas Carlos Vasconcelos, Monsenhor Bruno e Costa Barros, na Aldeota, antigo bairro do Outeiro.
Consta que Plácido adquiriu a planta de um palácio na Itália e reproduziu o imóvel em Fortaleza. A obra teve inicio no ano de 1918 e foi concluída em 1921.
No dia 11 de fevereiro de 1974, o castelo foi vendido pelos herdeiros do comerciante, ao grupo Romcy.  

fonte: Nirez

2 comentários:

glaucia disse...

Uma pena que o Palácio do Plácido tenha sido demolido. Eu costumava passar em frente de ônibus em meados da década de 70. Ele já estava abandonado. Achava ele lindo...

Fátima Garcia disse...

Pena mesmo Gláucia, até hoje não entendo o que leva alguém a optar pela demolição de uma beleza única e singular como a do palácio.