As Avenidas Aguanambi, Borges de Melo e José Bastos são algumas das grandes vias da Fortaleza atual que nasceram na gestão de Vicente Fialho. Prefeito de Fortaleza entre 1971 e 1975, Vicente Fialho teve sua gestão marcada pela abertura de vias importantes para a Capital.
Avenida Aguanhambi
Liga a Avenida Dom Manuel à Avenida Borges de Melo. Sua construção foi iniciada em 2 de junho de 1971, e inaugurada um ano depois, em 1° de junho de 1972.
Na lista de avenidas construídas durante seu mandato estão a Aguanhambi, e a Borges de Melo, em 1972, a Presidente Castelo Branco (Leste Oeste) em 1973, a Zezé Diogo, o Quarto Anel Viário e a José Bastos, em 1975.
Engenheiro especializado na área de transportes, Fialho assumiu a gestão municipal em uma época em que os problemas neste setor saltavam aos olhos.
Não havia, por exemplo, uma avenida que ligasse o Porto do Mucuripe à região industrializada da cidade, na Barra do Ceará. Na política, o tempo era de ditadura militar e Fialho chegara ao governo municipal por indicação do coronel César Cals, então governador do Ceará.
A Praça do Ferreira, inicio dos anos 1970. Os famosos caixotes que descaracterizaram e enfeiaram o coração de Fortaleza, foi herança do antecessor, José Walter Cavalcante.
Como diretriz para as intervenções que precisavam ser feitas, o ex-prefeito teve em mãos um Plano Diretor concebido ainda na gestão do general Cordeiro Neto, que comandou o município entre 1959 e 1963. A peça indicava soluções para o sistema viário básico e foi usada por Fialho para planejar as ações de sua gestão.
Avenida Leste Oeste, em meados da década de 1970. Ainda não havia o Hotel Marina
Construindo uma via para ligar a região do Porto do Mucuripe à Barra do Ceará, por exemplo, resolvia-se mais que a necessidade de ligar o porto às indústrias, mas também se facilitava o acesso ao bairro do Pirambu, cujo grau de violência urbana crescia em função da pouca acessibilidade para a região.
A Avenida Leste Oeste mede em toda sua extensão, 3.500 metros. Tem inicio na confrontação da Avenida Dom Manuel e estende-se até a Barra do Ceará.
Com essa concepção nasceu a Avenida Presidente Castelo Branco, a famosa Avenida Leste-Oeste. A urbanização da região pôs fim, inclusive, a famosa zona de prostituição que funcionava naquela área. O detalhe é que a Prefeitura pagou às madames pela liberdade das moças.
Para resolver o eterno congestionamento da Avenida João Pessoa, a solução foi abrir outra via de fluxo entre os bairros da região sul de Fortaleza a bairros como Centro e zona Leste. A partir daí a gestão de Fialho executou as obras de construção da Avenida José Bastos, com três faixas em cada mão.
Avenida José Bastos, abrangendo da Carapinima até a Osório de Paiva; passando pela Rua Augusto dos Anjos é também a segunda etapa do 4° Anel Viário de Fortaleza. (arquivo Nirez)
A maioria dos recursos empregados, nestas e em outras avenidas, foram oriundos de financiamento com o Governo Federal através do recém-criado Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano.
Vicente Cavalcante Fialho nasceu em Tauá, veio para Fortaleza aos 13 anos de idade, formou-se em engenharia pela Universidade Federal do Ceará e, a partir desse momento, teve uma vida pública agitada.
Antes de ser prefeito de Fortaleza, foi prefeito de São Luís do Maranhão indicado pelo então governador José Sarney; depois foi ministro das Minas e Energia entre 1989 e 1990; e deputado federal pelo Ceará, de 1991 a 1995.
Fontes:
Jornal O Povo
Wikipédia
Fotos: acervo particular de Darth Vader
3 comentários:
fico feliz por saber que alguem que leva meu sobre nome teve parte na historia de fortaleza com criaçoes de avenidas importantes,entre outras obras.
verdade, paulo erico, Vicente Fialho é um dos poucos que escapou dessa mediocridade geral que ocupou a prefeitura local
abs.
O meu pai Adroaldo de Mello Gaspar tenente do exército brasileiro servindo aqui na capital,foi secretário de transportes auxiliando o general Murilo Borges...na época o meu pai foi diretor da empresa de ônibus que viria a ser a são José de Ribamar!!! estórias da família Gaspar contadas pelo nosso pai!!!
Postar um comentário