Praça do Ferreira em 1925: homens de paletó, mulheres de saias longas (foto do livro Lembranças do Brasil: as capitais brasileiras nos cartões postais e álbuns)
No começo do século XX o transporte urbano era feito ainda com os bondes de tração animal e a iluminação era a gás carbônico. Com a vinda da empresa inglesa Ceará Tramway Light & Power, em 1913, iniciou-se a era da luz e bondes elétricos. (Os bondes puxados a burros continuariam ainda por alguns anos, administrados também pela Light).
Os bondes elétricos, tidos como verdadeiros símbolos da modernidade – para andar neles, era necessário estar decentemente vestido, ou seja, os homens de paletó, colarinho e sapatos. Acrescente-se que grande parte da população masculina de fortaleza já usava paletó no dia a dia, exceto os muito pobres.
Charge de um jornal local sobre o desempenho do transporte coletivo (do livro Coisas que o tempo levou)
Os bondes elétricos eram mais compatíveis com a velocidade exigida pelo ritmo urbano da época, e passaram a cobrir pontos mais distantes da cidade, visando atender a crescente demanda da população por mobilidade.
Cartaz de propaganda da Ceará Tramway Light & Power
Os serviços oferecidos pela Light – transportes e iluminação – deixavam muito a desejar, irritando principalmente os usuários dos transportes, sempre às voltas com atrasos dos bondes, horários inconvenientes, e alto valor das passagens.
Não por acaso, aconteceram casos de revolta da população contra a empresa concessionaria, a exemplo do que ocorreu em setembro de 1925. Indignados com o aumento do preço das passagens dos bondes e com os novos horários implantados pela Ceará Tramway Light & Power – que colocava em circulação nos momentos de maior fluxo de trabalhadores os bondes de primeira classe, cuja passagem custava mais – os passageiros, enfurecidos, resolveram quebrar os bondes, entrando em confronto com a polícia.
Bonde da Ceará Tramway
Tendo como palco a Praça do Ferreira, os protestos aconteceram durante vários dias, ocasionando o fechamento do comércio, a suspensão das aulas no Liceu do Ceará, o reforço do policiamento no Centro e o recolhimento dos bondes.
bondes e automóveis dividiam espaço nas ruas de Fortaleza
Com o centro quase parado, o então governador José Moreira da Rocha (1924-1928), mais conhecido como Desembargador Moreira, resolveu intervir junto à empresa inglesa. A revolta – que foi também uma manifestação contra as más condições de vida e trabalho – foi parcialmente vitoriosa, pois a Light acabou cedendo e modificando novamente os horários dos bondes.
Fonte:
Uma Breve História de Fortaleza, de Airton de Farias e Artur Bruno
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