segunda-feira, 6 de junho de 2011

Os Pioneiros do transporte Aéreo

O Primeiro Voo de Balão
primeiro voo de balão no Ceará (arquivo Nirez)  
ascensão do primeiro balão no Ceará aconteceu em 1° de janeiro de 1907. Comandado pelo  Capitão da Guarda Nacional José Pereira da Luz (Zé da Luz), pernambucano que também foi o primeiro a voar em um balão no Rio de janeiro, o balão subiu do pátio do quartel do 2° Batalhão de Infantaria (atual Quartel General da 10ª Região Militar) e desceu na Praia do Arpoador.  
A engenhoca tinha  12 metros de altura e chamava-se Brasil. A experiência de voar sobre Fortaleza a bordo de um balão foi repetida no dia 6, mas aconteceu um acidente: o balão caiu sobre a Santa Casa e o baloeiro quebrou uma perna.

O Primeiro Avião em Fortaleza

O avião da Latecoera foi o primeiro a pousar em Fortaleza (arquivo Ah, Fortaleza!)
e uma multidão compareceu à Praia de Iracema (Arquivo Nirez)
A primeira vez que um avião pousou em Fortaleza foi no dia 9 de dezembro de 1927. A aeronave  n° 118 da Latecoera Compagnie Generale Aero-Postale, pilotado por Vachet e que desceu na Praia de Iracema. 
A viagem era para estudar a viabilidade do estabelecimento de uma linha postal entre Buenos Aires e Belém do Pará. A tripulação pernoitou em Fortaleza e seguiu viagem no dia seguinte.
Dizem que entre os tripulantes encontrava-se o escritor francês Antoine Saint-Exupery, autor do best-seller O Pequeno Principe que por coincidência, aquela época servia àquela companhia em Buenos Aires.  

Um comentário:

Anônimo disse...

A minha avó contava que foi um alvoroço danado. Ela soube do fato e correu com meu pai no braço (ele tinha 5 anos) até a praia para ver o avião. Curioso é que um irmão dela, tio Mota, que era da Casa Boris Freres levou a capatazia ao local, para montar, rapido, uma cerca para proteger o avião do povo, ou da multidão em volta do mesmo. abraço. Francisco Rocha de Oliveira Filho.