quarta-feira, 1 de junho de 2011

Imóveis Antigos

Edifício dos Correios e Telégrafos, projeto dos engenheiros Humberto Menescal e Santos Maia, em estilo Art-Deco, construção iniciada em 07 de setembro de 1932 e inaugurada em 14 de fevereiro de 1934. (foto Aba Film - 1934) 
O mesmo edifício com a frente para a Rua Floriano Peixoto, onde se vê os trilhos do bonde e o prédio do Banco Frota Gentil 
Quartel do pelotão dos Bombeiros da Força Pública, atual Corpo de Bombeiros, na Rua Oto de Alencar, na Praça do Liceu - 1934 
Vila Quixadá, casa construída por Adolfo Quixadá, na Avenida Santos Dumont  e que foi residência oficial dos presidentes do Estado. 
Mais tarde a residência foi reformada e no local passou a funcionar primeiro o Ginásio, depois o Colégio São João. Foto de 1942. Hoje no local funciona um supermercado.
Colégio Nogueira, inaugurado na Praça do Carmo, na esquina das Ruas Barão do Rio Branco, com Clarindo de Queirós, sob a direção do professor João Hipólito Campos de Oliveira,  onde esteve antes o Colégio Farias Brito. Foto de 1937
Prédio do Banco do Brasil na Praça Waldemar Falcão onde hoje funciona a agência metropolitana José de Alencar, no dia de sua inauguração (Foto Aba Film-1942) 
Igreja das Missionárias de Jesus Crucificado, na Avenida Rui Barbosa, anexa à Casa do Getsémani. Projeto do arquiteto Emilio Hinko - 1947.  
Fábrica da Coca-Cola na Avenida Monsenhor Tabosa, 1054, da firma Fortaleza Refrigerantes S/A, do grupo Sergio Philomeno, a primeira do gênero em Fortaleza.  (Aba Film - 1950)
Ginásio Agapito dos Santos na Avenida Tristão Gonçalves 1409, dos professores Mozart Sobreira Bezerra, Lauro de Oliveira Lima e Ivan Vieira Ramos - 1952. 
Casa de Saúde São Lucas, inaugurada em 30 de abril de 1928, sob a direção do Dr. Abdenago da Rocha Lima, na Avenida Tristão Gonçalves, ao lado da Praça da Lagoinha

fotos: arquivo Nirez

Um comentário:

Francisco Barros disse...

Parabéns Fátima Garcia por mostrar um pouco da história de nossa Fortaleza coisa que o poder publico tem pouco interesse na preservação.