terça-feira, 12 de abril de 2011

Água de Cacimba

Fortaleza - 285 anos 

Foto: Revista Fortaleza


Até o ano de 1827, Fortaleza não tinha noção do que fosse abastecimento de água. A água era de poço, trazida em lombo de burro. Em setembro daquele ano, leis provinciais autorizaram o inicio do fornecimento do precioso líquido por chafarizes. 

Alguns anos antes, em 1812, o Conselho da Vila de Fortaleza acertou com o tenente-coronel João da Silva Feijó o aproveitamento de uma nascente do seu sítio, que ficava na Rua do Quartel, para a construção do primeiro chafariz público.
Somente em 1860, estuda-se um projeto de distribuição dessa água. 
A distribuição seria através de encanamento do sítio de José Paulino Hoonholtz, no Benfica, para quatro chafarizes espalhados pela cidade, localizados nas praças da Municipalidade (do Ferreira), Capistrano de Abreu, do Patrocínio (José de Alencar) e Garrote (Cidade da Criança).  O caneco custava 40 Reis. 

Cacimbas na Lagoa do Garrote, no Passeio Público e na Lagoinha também abasteceram a cidade até o início da década de 1920, quando se ampliou o sistema de encanamento.

fonte: Revista Fortaleza, fascículo 4

2 comentários:

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Curtinho e muito bUnitinho!

Qlq dia vou falar da "Cacimba da Dona Mariquinha", Da Cadeirinha de Arruar...
Lá na 727 da Saldanha, tivemos 2 cacimbas...eu adorava puxar o balde pela corda...um FEIO dia, papai mandou aterrar a cacimba e instalou uma bomba de puxar..depois, chegou o progresso e a água passou a vir pelo cano, mas os canos enferrujaram e se trocou por cano de plástico...e continuamos a comprar água, porque a da Cagece não serve pra beber....sai caro, paca!

Fátima Garcia disse...

estou esperando a história completa da cacimba da dona Mariquinha, os meus livros só falam das que estavam em vias públicas.
abs