sábado, 18 de dezembro de 2010

Fortaleza Antiga

Nos tempos dos bondes puxados por burros e das carroças em pleno centro da cidade, o cruzamento da Rua Formosa (atual Barão do Rio Branco) com a Travessa Municipal (atual Guilherme Rocha). 
O sobrado de dois andares à esquerda, ficava no local onde hoje está a Loja Esmeralda. Os dois prédios seguintes ocupavam o lugar que hoje pertence as Lojas Americanas.

Rua d’Amélia (Senador Pompeu), a partir da Travessa da Misericórdia (Dr. João Moreira). Totalmente residencial, arborizada com fícus-benjamins recortados em forma de meias esferas. A pavimentação era de concreto.
 Final da Avenida Visconde de Cauípe, logo após a Igreja dos Remédios, no Benfica. 
O denso arvoredo esconde os palacetes e as chácaras do segundo bairro mais elegante de Fortaleza. 
Curiosidade: os trilhos foram instalados no meio da avenida. 
Boulevard Jacarecanga (Av. cel. Philomeno Gomes) adentrando a Praça Fernandes Vieira (Liceu). A bela casa à esquerda era a residência do advogado Raimundo Brasil Pinheiro de Melo.
 O muro em primeiro plano era da mansão do industrial Pedro Philomeno Gomes.
À direita o oitão do palacete do médico Pedro Sampaio.
 
Cruzamento da Rua d’Amélia (Senador Pompeu) com a Travessa Municipal (Guilherme Rocha) e um dos maiores referenciais da Fortaleza antiga, a Padaria Palmeira, que marcou época e tradição na cidade. 
Às três da tarde, seus padeiros, de porta em porta, ofereciam: “olha o pão do chá!...”  
 Detalhe do jardim 7 de setembro na Praça do Ferreira; a elegância da mulher e das duas meninas usando o figurino do final do século; mais atrás, detalhes de uma charrete. 
As colunas de ferro que aparecem em primeiro plano davam sustentação à caixa d’água.
 
Na movimentada esquina da Rua da palma (Major Facundo) com a Travessa Municipal (Guilherme Rocha), à esquerda, a elegante “Maison Art-Nouveau”, café e restaurante onde funcionava o Cinema Di Maio, primeira casa exibidora da cidade. 
À direita o Café Riche, onde se reunia os intelectuais da época. 
No lugar agora está o Excelsior Hotel.   
Perfilados ao lado dos seus reluzentes automóveis, os “chauffers” do Posto Peixoto, um dos vários existentes na Praça do Ferreira. Em primeiro plano, o cruzamento dos trilhos dos bondes.  
A imponência da Igreja do Patrocínio não consegue eclipsar a beleza do Jardim Nogueira Accioly, na Praça Marquês do Herval com suas colunas, vasos, repuxos e canteiros de flores e gramas. 
Prédio de rara beleza arquitetônica a emoldurar a antiga Praça Marquês do Herval (atual José de Alencar) era a Escola Normal, na esquina da Travessa das Trincheiras (Liberato Barroso) com a Rua do Patrocínio (24 de maio). 
O Theatro José de Alencar ainda não existia.

fonte:
Fortaleza Antiga: ruas, praças,  esquinas de Marciano Lopes
fotos Arquivo Marciano  Lopes

3 comentários:

Lúcia Paiva disse...

Sou do final dos tempos dos bondes elétricos. A única rua que alcancei, com o nome aí citado, foi a Visconde de Cauipe. Fortaleza já não era tão bela mas ainda encantava....ainda era bem arborizada com seus ficus-benjamins e oitizeiros e ainda muitas chácaras, principalmente no Benfica e Jacarecanga.

Pena, que esses crimes de "assassinato do belo" não foram punidos, ou melhor ainda : PREVENIDOS !

Saudosas, mas lindas matérias, pelo menos pra se conhecer, ou se recordar, como era a NOSSA FORTALEZA!

Fátima Garcia disse...

era a verdadeira Fortaleza bela.

Inconfundivel Imagens disse...

a FORTALEZA BELA ja existiu, pena que não existe mais