Busto do Presidente Getúlio Vargas inaugurado em 01 de maio de 1941, na Praça dos Voluntários, trabalho do escultor Agostinho Balmes Odísio.
Na Praça de Pelotas (atual Clóvis Beviláqua), o busto de Juvenal Galeno. Anos depois a herma foi retirada e levada para um depósito da prefeitura, de onde a Casa de Juvenal Galeno retirou e colocou em seu jardim interno.
Inauguração da estátua de Farias Brito,em 29 de janeiro de 1963, na Praça dos Libertadores, em frente a Igreja de Nossa Senhora das Dores, em Otávio Bonfim. Ainda permanece lá, ainda que com uma placa oficial dando como inaugurada em outra gestão e em outra data. Antes existia na praça um busto do Almirante Tamandaré.
Busto do Padre Antônio Tomás - o Príncipe dos poetas cearenses - na Praça do Liceu, inaugurada em 11 de agosto de 1944, iniciativa do Centro Estudantal Cearense e da Academia Cearense de letras.
No dia da inauguração da estátua de Gustavo Barroso, a presença dos intelectuais Luis Sucupira, Raimundo Girão, Albano Amora e Mozart Soriano Aderaldo, em 31 de agosto de 1962.
Herma de J. da Penha, na Praça Marquês do Herval, (atual José de Alencar), em frente a Igreja do Patrocínio. Foi retirada e perambulou por vários logradouros. É uma homenagem ao capitão riograndense do Norte José da Penha Alves de Sousa que se integrou à política cearense, morrendo em combate contra os jagunços na chamada Sedição de Juazeiro. Atualmente a herma encontra-se na Praça José Bonifácio, em frente ao quartel da Policia Militar.
pesquisa:
Cronologia Ilustrada de Fortaleza de Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez)
fotos: Arquivo Nirez






Nenhum comentário:
Postar um comentário