terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Estátuas de Fortaleza

Presidente Getúlio Vargas
Busto do Presidente Getúlio Vargas inaugurado em 01 de maio de 1941, na Praça dos Voluntários, trabalho do escultor Agostinho Balmes Odísio.
Juvenal Galeno  
Na Praça de Pelotas (atual Clóvis Beviláqua), o busto de Juvenal Galeno. Anos depois a herma foi retirada e levada para um depósito da prefeitura, de onde a Casa de Juvenal Galeno retirou e colocou em seu jardim interno.    
Farias Brito
Inauguração da estátua de Farias Brito,em 29 de janeiro de 1963, na Praça dos Libertadores, em frente a Igreja de Nossa Senhora das Dores, em Otávio Bonfim. Ainda permanece lá, ainda que com uma placa oficial dando como inaugurada em outra gestão e em outra data. Antes existia na praça um busto do Almirante Tamandaré.  
 Padre Antonio Tomás 
 Busto do Padre Antônio Tomás - o Príncipe dos poetas cearenses - na Praça do Liceu, inaugurada em 11 de agosto de 1944, iniciativa do Centro Estudantal Cearense e da Academia Cearense de letras. 
Gustavo Barroso
No dia da inauguração da estátua de Gustavo Barroso, a presença dos intelectuais Luis Sucupira, Raimundo Girão, Albano Amora e Mozart Soriano Aderaldo, em 31 de agosto de 1962.   
J. da Penha
 Herma de J. da Penha, na Praça Marquês do Herval, (atual José de Alencar), em frente a Igreja do Patrocínio. Foi retirada e perambulou por vários logradouros. É uma homenagem ao capitão riograndense do Norte José da Penha Alves de Sousa que se integrou à política cearense, morrendo em combate contra os jagunços na chamada Sedição de Juazeiro. Atualmente a herma encontra-se na Praça José Bonifácio, em frente ao quartel da Policia Militar.   

pesquisa:
Cronologia Ilustrada de Fortaleza de Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez)
fotos: Arquivo Nirez

Nenhum comentário: