domingo, 19 de dezembro de 2010

Igreja do Cristo Rei

Em 1925, o Papa Pio XI, publicou a Encíclica de Cristo Rei e instituiu em toda a Igreja Católica a festa de Cristo Rei, destinada a reconhecer, publicamente, a soberana realeza de Jesus Cristo, libertador e salvador de todos os homens.
A Instituição da festa de Cristo Rei despertou forte sentimento religioso na comunidade católica de Fortaleza e motivou a mudança de denominação do templo, prestes a ser construído, em homenagem a São Luís Gonzaga para Igreja do Cristo Rei.
Assim, em 17 de maio de 1928, foi lançado a pedra fundamental da atual Igreja do Cristo Rei. Na ocasião, foi celebrada missa campal pelo Padre Paulino Vieulledent, superior da Companhia de Jesus.
Em toda história de edificação da Igreja do Cristo Rei merece destaque a participação da comunidade pastoral, que engajou-se física e financeiramente na construção do templo, conforme testemunho de paroquianos que participaram intensamente da edificação da igreja entre os anos 1928 e 1930.
A igreja do Cristo Rei é um celeiro de muitas preciosidades. Naquele templo dedicado de início a S. Luís Gonzaga, que depois se transformou na sede da paróquia do Cristo Rei, as imagens foram trazidas de Portugal na década de 1930. 
À exceção da imagem do Cristo Rei que está no altar principal, as demais estátuas dos santos é de origem portuguesa e especialmente a imagem de N. Sa. de Fátima é uma raridade. Ela foi confeccionada pelo arquiteto português Thetin, ainda na década de 1920, a partir da descrição dos pastores que viram a aparição da virgem. 
Totalmente diferente das atuais imagens dedicadas à santa, o exemplar na igreja do Cristo Rei é uma das primeiras a serem esculpidas depois das aparições milagrosas. Ao contrário da retidão da atual iconografia, na igreja do Cristo Rei, a santa parece flutuar e seu vestido e manto como dançam ao sabor do vento. A perfeição dos traços e os detalhes  conferem uma beleza singular à imagem
A igreja do Cristo Rei fica situada na Rua Nogueira Acioly, 805, bairro Aldeota, em Fortaleza Ceará.

Fonte:
Arquidiocese de Fortaleza
Jornal Diário do Nordeste 

Nenhum comentário: