domingo, 26 de dezembro de 2010

Casa de José de Alencar


A Casa de José de Alencar está situada no Sítio Alagadiço Novo, antiga Vila Nova Real de Messejana da América, também chamada Vila de Nossa Senhora da Conceição de Messejana. Adquirido em 1825, pelo padre José Martiniano de Alencar, foi por nove anos o lar do escritor cearense José de Alencar. 
Mais remotamente, o local fazia parte da aldeia dos índios Paupina. 
A casa onde nasceu o romancista no dia 01 de maio de 1829 é uma casa simples de parede de tijolo e cal, madeiramento em carnaúba e cobertura de telha. 

Na casa que resistiu ao tempo não há móveis ou qualquer outra lembrança da família, o que restou se encontra no museu contíguo. 

O sitio abriga as ruinas do primeiro engenho de ferro a vapor do Ceará, assentado pelo mestre-carpina francês Gagné, sob a direção do engenheiro João Esteves Seraine.  
Sua inauguração em 1830,  foi o marco inicial da industrialização do Estado. 
No engenho se produzia  cachaça, açúcar mascavo e rapadura.

Em 1965, durante a gestão do reitor Antonio Martins Filho, a Universidade Federal do Ceará, adquiriu  o sítio Alagadiço Novo e, na comemoração dos dez anos de criação da UFC, abriu a casinha da família Alencar à visitação pública, bem como o edifício-sede, que passa a abrigar o acervo museológico, artístico, antropológico, arqueológico, histórico e literário.

Ali se encontra a Biblioteca Braga Montenegro, a Pinacoteca Floriano Teixeira, e o Museu Antropológico Arthur Ramos com 3.500 peças. 

O escritor era filho de José Martiniano de Alencar, ex-padre, que ficou conhecido como Senador Alencar, e de sua prima legítima, Ana Josefina de Alencar.  Os dois formaram uma união socialmente bem aceita, e Martiniano desligou-se bem cedo de qualquer atividade sacerdotal. 

No final do século XIX e início do XX havia o costume de os pais levarem os filhos ao sítio na esperança de que eles ficassem inteligentes, costume que na época ocorria até em cidades européias, como Roma e Veneza, por exemplo. 
Com o passar do tempo o costume foi esquecido. 
A Casa de José de Alencar fica na Avenida Washington Soares, 6055
Messejana, Fortaleza - Ceará
Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta das 8h às 17h
Sábados, Domingos e Feriados das 8h às 15h

fontes:
jornal Diário do Nordeste
Casa de José de Alencar. Disponível em 

Nenhum comentário: