quinta-feira, 22 de julho de 2010

Patrimônio Edificado: O Prédio Sociedade União Cearense

Fachada do prédio da Coelce em diferentes datas


No Final do Século XIX o imponente sobrado já podia ser visto. As janelas se abriam para o Passeio Público (Praça dos Mártires), ajardinada e urbanizada por ordem do presidente da província. O edifício pertenceu primeiro ao Hotel do Norte; depois, à Sociedade União Cearense; mais tarde passou para os Correios; depois para a Ceará Tramway Light and Power, e finalmente, à COELCE – Companhia Energética do Ceará, que é até hoje a proprietária do imóvel.
Apesar de tombado pelo Estado, ruiu parcialmente em decorrência das chuvas de 2000.
Mas o século XXI trouxe boas noticias para o velho edifício: O antigo Hotel do Norte está sendo recuperado com verbas do mecenato. Será em breve a sede do IAB-CE da Orquestra Filarmônica e do Museu da Indústria.
Fica situado na Rua Dr. João Moreira na esquina com a Rua Floriano Peixoto.


Fotos: Rodrigo Alboim

5 comentários:

Rodrigo Alboim disse...

Agradeço pela lembrança e consideração a minha pessoa na divulgação do trabalho fotográfico aqui apresentado, tendo em vista que atualmente a falta de criatividade e ociosidade estão espalhadas de forma tão sucinta pelo vasto conteúdo da internet.É admirável encontrar pessoas que ainda prezam pelas mínimas características que nos fazem seres humanos: o caráter e honestidade. São raras as oportunidades de ter seu "trabalho" reconhecido por alguém tão brilhante. Mais uma vez, obrigado pela lembrança e o blog está ótimo.

Lúcia Paiva disse...

Que notícia maravilhosa você nos traz, Fátima.

Que venham mais, muito mais!!!!

Lúcia Paiva disse...

Ao fotógrafo, Rodrigo Alboim, deixo
aqui meus PARABÉNS.
As fotos estão excelentes!!!!1

Lúcia Paiva disse...

Ao fotógrafo, Rodrigo Alboim, deixo
aqui meus PARABÉNS.
As fotos estão excelentes!!!!1

Fátima Garcia disse...

Oi Rodrigo,
eu que agradeço pela cessão das fotos, principalmente que a gente sabe o quanto está arriscado andar pelas ruas de Fortaleza portando qualquer objeto, ainda mais quando se trata de um equipamento fotográfico de alto padrão como o seu. obrigada também pelas referencias elogiosas ao nosso trabalho.