quarta-feira, 28 de julho de 2010

Coisas do Futebol Cearense

Estádio do Prado, O Pioneiro


espectadores atentos durante partida de futebol no Campo do Prado
(foto reprodução)
O Estádio do Prado inaugurado em 1913, foi o principal palco dos jogos de futebol de Fortaleza durante 28 anos. Até 1941, com a inauguração do Estádio Presidente Vargas, o Prado reinou absoluto no futebol cearense.


Adquirido pelo empresário Alcides Santos, um dos fundadores do Stela e do Fortaleza, nele foram realizados os jogos da Liga Metropolitana Cearense de 1915 a 1919, e do Estadual de 1920 e 1941.
O Campo do Prado não possuía gramado, o campo era de terra batida e precisava ser molhado antes dos grandes jogos. Quando vinham times de fora, o carro dos bombeiros entrava em campo antes dos jogadores, para diminuir a poeira.
O estádio recebeu o nome de Prado porque ao redor do campo podiam ser disputadas provas de turfe em uma pista de corrida. Além do Prado, só houve outro estádio, entre as décadas de 1920/30 que recebia jogos do estadual: o campo do Alagadiço, inaugurado em 1923. Ficava ao lado de onde está atualmente a Igreja de São Gerardo, na Avenida Bezerra de Menezes.
Com o surgimento do Presidente Vargas, o Prado caiu em desuso, já que a infra-estrutura foi toda aproveitada pelo novo local.
O campo do antigo Prado está atualmente dentro do IFCE, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, e é utilizado pelos alunos da instituição de ensino.

Clubes do Passado



Time do Guarani Futebol Clube, fundado em 1919 no Clube dos Diários no Palácio Guarani. Extinto em 1930 (foto reprodução - Arquivo NIREZ)
Pelo menos dez times bastante tradicionais de Fortaleza foram extintos em pouco mais de cem anos de futebol no Ceará. A maioria fechou por conta de dificuldades financeiras ou por falta de apoio das empresas que os patrocinavam, deixando órfãos os seus torcedores, que se viram obrigados a “trocar de camisa”.
Entre os maiores times que foram extintos estão o Maguary e o Gentilândia. O primeiro arqui-rival do Ceará na primeira metade do século passado foi entre as décadas de 1920 a 1940, o clube mais aristocrático da cidade. Então bicampeão estadual, foi derrotado pelo Ferroviário na final do campeonato cearense de 1945, e precisou acabar com a equipe de futebol em razão das dívidas acumuladas.
Seus torcedores migraram para o Fortaleza e o Ferroviário, o que fez com que a volta da equipe do Maguary em 1972 fosse efêmera, fechando as portas definitivamente três anos depois.
Já o Gentilândia, clube de estudantes do bairro do mesmo nome, foi outro que não conseguiu pagar as dívidas, encerrando as atividades em 1968


Time do Orion Futebol Clube, surgiu em 1929 e foi extinto em 1932 (foto reprodução - Arquivo NIREZ)
O Maguary foi o campeão cearense de 1929 fundado em 1929 e fechado definitivamente em 1975 (foto reprodução - Arquivo NIREZ)

Equipe do Ceará Sporting Club, campeã de 1939. O Ceará é time mais antigo do Estado, tendo sido fundado em 02 de junho de 1914, sob o nome de Rio Branco Football Club (foto reprodução - Arquivo NIREZ)

Houve ainda algumas equipes que tiveram que abandonar o futebol devido o fim do patrocínio das empresas que os apoiavam. O Tramways, da Ceará Light, fornecedora de energia e bondes de Fortaleza, despediu-se do estadual em 1941. O Nacional, dos Correios, deu adeus ao campeonato em 1966. O Usina Ceará, da Fábrica Siqueira Gurgel, foi extinto em 1965, devido a perseguição da ditadura militar ao deputado federal e empresário Moysés Pimentel.
Outros cinco clubes tradicionais que se extinguiram com o passar dos anos foram o Guarany de Fortaleza (1930), Orion (1932), Estrela do Mar (1939) Luso (1949) e Peñarol (1950).
fonte: Revista Fortaleza – fasciculo 8 – Fortaleza: O Povo, 2006.

Um comentário:

Johannes disse...

Após um comentário de um amigo sobre a primeira partida de futebol aqui em Fortaleza, no passeio público , pesquisava sobre o Campo do Prado, quando me deparei com essa bela postagem, parabéns pela postagem e pelo blog.