segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Bairro do Passaré


Sitio Passaré e parte de sua área remanescente

O bairro Passaré teve origem na Sesmaria da Lagoa do Passaré, localizada entre as terras da então Vila de Arronches, hoje Parangaba e a Vila de Messejana, concedida em 1810 por D. João VI ao lusitano Antônio José Moreira Gomes. 
A Sesmaria veio à se desmembrar em glebas menores, na proporção em que os descendentes casavam, mas o seu núcleo primitivo - o Sítio Passaré – continuou com os descendentes do primeiro concessionário, até que foi adquirido, em 1942, pelo historiador Raimundo Girão, ex-Prefeito de Fortaleza, juntamente com o seu sogro Prudente do Nascimento Brasil, que era um dos herdeiros e tetraneto do primeiro concessionário.



Áreas ocupadas pelo Complexo Ecológico Passaré e Centro Administrativo do Banco do Nordeste

Nos anos 60 duas  glebas, situadas ao sul da lagoa, foram desapropriadas para a ampliação do Zoológico Sargento Prata e do Horto Municipal. No início dos anos 70, sete glebas, localizadas à noroeste da referida lagoa foram também desapropriadas para a construção do Centro Administrativo do Banco do Nordeste - BNB. Por esta época o nome Passaré extrapolou os limites do Sítio, vindo a dar nome a todo o bairro atualmente conhecido. O topônimo 'Passaré' em tupi-guarani significa lagoa do atalho. 



A lagoa do Passaré pertence à Bacia Hidrográfica do Rio Cocó e localiza-se próxima ao Estádio do Castelão. Tem profundidade  média de 1,90 metros e a máxima gira em torno de 3,60 metros. Trata-se de uma pequena lagoa, situada em terreno particular, que possui sistema de alimentação pluvial e um olho d´água. 

Com relação ao meio ambiente, o bairro conta com - além da lagoa do Passaré, que é uma das mais limpas de Fortaleza - diversos córregos e áreas verdes que fazem parte da bacia do rio Cocó. 
A malha viária possui vias importantes como: Avenida Juscelino Kubitschek (continuação da Avenida Alberto Craveiro), Avenida Pedro Ramalho (continuação da Avenida Dr. Silas Munguba, antiga Dedé Brasil), Avenida Deputado Paulino Rocha, Avenida Pompílio Gomes, Avenida Prudente Brasil, Avenida Heróis do Acre, Rua Desembargador Otacílio Peixoto e Rua Cardeal Albino Lucianni.



Avenida Presidente Juscelino Kubitschek 
No inicio foi chamada de Avenida Padaria Espiritual, em homenagem a excêntrica academia literária surgida em Fortaleza no final do século XIX, que tinha como quartel-general a Praça do Ferreira e o Café Java como sede. Depois, o nome foi mudado para Avenida presidente Juscelino Kubitschek. 
(Coisas dos vereadores de Fortaleza, possivelmente por não conhecerem o significado ou por se sentirem incomodados com a criatividade que o nome evocava. Já não bastava o Hospital homenageando a família?)  

O bairro possui ruas e avenidas em grande maioria com pavimentação asfáltica. Na área há três supermercados, além de vários mercadinhos de porte menor. Fica localizado também no bairro um hospital da rede Sarah, o Hospital Sarah Kubitschek que ocupa um grande terreno e atende pacientes de todo o Estado do Ceará.


parte da estrutura do Hospital Sara Kubitschek

Possui também 2 postos de saúde e 26 escolas públicas e privadas. No bairro localiza-se o Cemitério Parque da Paz muito tradicional na capital cearense.
No Passaré fica localizado o Parque Ecológico Passaré onde ficam os equipamentos da Prefeitura Municipal de Fortaleza: Zoológico Municipal Sargento Prata, o Horto Municipal e o Espaço Verde, que diariamente são visitados por inúmeras famílias de Fortaleza. Existem também diversas praças, onde os jovens usam campos e quadras de esporte para a prática de esportes.

Não seria Rua Eldorado?


O bairro passa por um boom imobiliário, são construções de todos os tipos e para diversas faixas de público. Devido à grande extensão territorial, o Passaré é dividido em conjuntos, como: Sumaré, Residencial Passaré, Jardim União, Jardim Castelão, Barroso II, Novo Barroso e os loteamentos Santiago de Compostella e Novo Passaré.  

Distrito Mondubim
Limites Norte: Itaperi, Castelão e Dias Macêdo
Sul: José Walter
Leste: Cajazeiras e Barroso
Oeste: Parque Dois Irmãos
de acordo com o IBGE (Censo 2010) o Passaré conta com 50.940 habitantes, em 14.597 domicilios.
Subprefeitura   Secretaria Executiva Regional (SER) V

fontes:
www.fortaleza.ce.gov.br/sites/default/files/.../batimetria_relatorio.pdf
wikipédia
http://www.anuariodefortaleza.com.br
fotos: Fortaleza em Fotos


Um comentário:

Carlos Alberto do nascimento sousa disse...

Não se esqueçam que o Jardim União Veneza 1 e 2 Mirasol Tupãmirim loteamento expedicionarios 1 Riacho Doce e Rosalina também fazem parte do Passaré. Os demais conjuntos após a av Juscelino Kubitschek faz parte do Castelão.