sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Avenida Washington Soares


A Avenida Washington Soares, é uma das vias mais extensas de Fortaleza, medindo, desde seu início na Avenida Engenheiro Santana Junior, até o limite com o município de Eusébio, cerca de 17 km. A partir daí, a via se transforma na CE-040, rodovia estadual que vai até a cidade de Aracati, no litoral leste do Estado. Sua construção foi iniciada em abril de 1977, a partir das obras de alargamento da avenida Perimetral, iniciadas no trecho entre a UNIFOR e a Avenida Santos Dumont. A avenida corta toda a zona leste de Fortaleza, ligando a Aldeota à região do Iguatemi atravessando vários bairros como Edson Queiroz, Água Fria, Parque Manibura, Messejana, Cidade dos Funcionários, dentre outros.
Já passou por várias reformas e mudanças no traçado, pois recebe grande fluxo de veículos em razão dos diversos equipamentos de grande porte que lá se instalaram, e que costumam atrair grandes multidões, a exemplo de universidades, o fórum, shopping centeres, colégios, casas de shows e centro de eventos.        

UNIFOR à época da inauguração

 A instalação da UNIFOR é anterior a inauguração da avenida Washington Soares. Inaugurada em 1973, tinha por endereço a antiga Avenida Perimetral.

Centro de Convenções de Fortaleza - construído na década de 1970 foi um dos primeiros equipamentos a se instalar na Avenida Washington Soares, em uma área de 15.200 m², com estrutura para receber até 5 eventos simultâneos. Segundo anúncio do governo do Estado, o imóvel passará em breve por reforma e ampliação.

Vista aérea do Shopping Iguatemi  e da área de entorno na década de 80.  

O Shopping Iguatemi foi inaugurado no dia 2 de abril de 1982, em terras onde antes se instalara a Salina Diogo, com aterramento de áreas alagadas.

O Fórum Clóvis Beviláqua chegou à Avenida Washington Soares em 1997.O prédio tem 75 mil metros quadrados de área construída e extensão horizontal de 330 metros, o que lhe confere o status de maior edifício público da América Latina. Pelo Fórum passam diariamente, cerca de cinco mil pessoas, buscando a prestação jurisdicional e o efetivo exercício da cidadania.

Shopping Via Sul, um dos muitos que se instalaram na Avenida, inaugurado em 1° de dezembro de 2008


Centro de Eventos do Ceará - Com capacidade para 30.000 pessoas, é o mais moderno equipamento da América Latina, sendo o segundo maior espaço de eventos do Brasil. Foi oficialmente inaugurado no dia 15 de agosto de 2012. 




Passarelas, viadutos, elevados, túneis, ciclovia são equipamentos que compõem a Avenida Washington Soares 


Na saída de Fortaleza, no limite com o município de Eusébio a Washington Soares, que é administrada pelo Estado, se transforma na rodovia CE-040.

Quem foi 




Washington Soares e Silva foi um grande empresário e proprietário de terras em Fortaleza, nascido em Ibiapina no dia 1º de janeiro de 1889. Passou a infância em sua cidade natal e por volta de 1910 foi para Sobral estudar. Lá, engajou-se em nos movimentos literários, como o Grêmio Litero-Sobralense, pelos quais publicou alguns poemas. Contudo, em 1917 saiu de Sobral em busca de independência. 
Trabalhou na Firma "Boris & Frères", e passou vários anos viajando pelos estados do nordeste. Em 1927, casou-se com a paraibana Sofia de Moura Soares e veio a se estabelecer em Fortaleza. 
Adquiriu uma imensa propriedade então pertencente a Antônio Filomeno Gomes. O terreno, que tinha cerca de 1.000 hectares, estendia-se desde o rio Cocó até a região das "Seis Bocas", abrangendo os atuais bairros de Água Fria, Lagoa Seca, Sapiranga, Precabura, Coité, Cocó (em parte), Dendê, Cacheada e Lagoa do Muçum. 
Além das Salinas situadas no atual Parque do Cocó, Washington Soares tinha olarias (produção de telha/tijolo) e plantações de milho, mandioca, feijão, jerimum e batata. Durante a seca de 1932, recebeu em suas terras retirantes do interior, acolhendo-os como trabalhadores e moradores do sítio. 
Na região do Cocó, Washington Soares construiu uma pequena escola para os filhos dos pescadores da Colônia Z-58 e uma pequena ponte para a travessia do rio (anos 40). Na política, presidiu o PSD sem nunca ter se candidatado a qualquer cargo eletivo. Faleceu na Santa Casa de Misericórdia, aos 58 anos de idade, em 24 de agosto de 1947, vítima de grave enfermidade nos rins.


fotos da Washington Soares: Rodrigo Paiva 
fontes:
wikipédia
jornal Diário do Nordeste

7 comentários:

Unknown disse...

FIQUEI MUITO CONTENTE COM MAIS ESSE CONHECIMENTO PELA HISTORIA DO HOMEM QUE DEU NOME A UMA AVENIDA TAO IMPORTANTE E TAMBÉM SUAS TERRAS QUE DEU A ORIGEM A LUGARES ONDE MORO.

Fátima Garcia disse...

obrigada por nos prestigiar com sua visita, Jonas

Unknown disse...

É muito interessante e curioso saber como era nossa cidade e ruas de Fortaleza, e essas pessoas que fizeram história onde podemos ver nas ruas de nosso bairro. Fico deslumbrado de como o tempo passa e só restam lembranças. Ainda bem que existem esses registros para entendermos um pouco da história de nossa querida Cidade Fortaleza.

Fátima Garcia disse...

também fico fascinada com as velhas histórias de Fortaleza e as pessoas que ajudaram a escrevê-la, Paulo Halberto.
abs

Anônimo disse...

Alguém sabe o que era antes o Shopping Via Sul? Fiquei curioso em saber pois quando eu era pequeno havia um prédio abandonado onde hoje é o shopping.

Unknown disse...

Era um cabaré

Anônimo disse...

Trafego por essa grande Avenida todos os dias.Fiquei curiosa pra saber quem Washington Soares. Gostei muito da sua história de como proprietário de terras.