quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Flórida Bar – 51 anos de Boemia


foto do site: sambafortaleza.com.br

Para uma cidade que, assumidamente, não gosta de “velharias”, até que ele foi bem longe. E continua indo. Ao comemorar seu quinquagésimo primeiro aniversário, o Flórida Bar é muito provavelmente, o estabelecimento mais antigo de Fortaleza neste gênero. 

Sede do Florida Bar na Rua do Rosário

Nascido no centro, na Rua do Rosário n° 38, no dia 7 de novembro de 1962, foi idealizado pelo ex-jogador de futebol do Ceará Sporting Clube, José Joaquim Sá Filho, ou simplesmente Sá Filho, que buscava  alternativas para depois de sua aposentadoria do futebol. 
Quando o centro começou a sofrer seu processo de esvaziamento, e os comércios e lojas iniciaram a debandada em direção à Aldeota e arredores, o Flórida Bar acompanhou o movimento e se mudou para a Rua Dom Joaquim, já no final dos anos 90.


Muitas histórias devem ter se desenrolado nas dependências do Flórida em todos esses anos: histórias da noite, de festas memoráveis, romances inesquecíveis, amores clandestinos, de relacionamentos sérios que começaram, de outros tantos terminados, encontros e desencontro, paixões, traições e ilusões, tudo vivido entre as mesas e cadeiras do velho estabelecimento.


Reduto de intelectuais, políticos, boêmios, notívagos e afins, todas as tribos de Fortaleza  passam pelo Flórida Bar. O lugar é agradável, por conta das mesas ao ar livre, dos tira-gostos famosos e as tertúlias domingueiras, que começam pela tarde e vão noite adentro. Também tem os shows, com artistas famosos, e candidatos a famosos, que buscam seu lugar ao sol e iniciam suas carreiras animando os frequentadores do Flórida, que nunca abandonam a área. Para comemorar o cinquentenário, foi lançado o livro "Flórida Bar - 50 anos", escrito por Audífax Rios. As fotos foram retiradas do livro.


Nenhum comentário: