terça-feira, 2 de abril de 2013

A Fortaleza dos Velhos Tempos

Avenida Pessoa Anta 

Da Fortaleza de outrora ficou a imagem da beleza das antigas ruas e avenidas: os canteiros centrais, divididos por frondosos oitizeiros, que nos abrigavam, com suas sombras, amenizadas pelos ventos que sopravam enfurecidos, com luar prateado nas noites, penetrando por entre os arvoredos, projetando estrelas que tapetavam o chão chapiscado de luz da lua, até o amanhecer do dia, despertando os pássaros, nos ninhos de tenra plumagem. Assim, Fortaleza acordava, risonha, embalada pelos maviosos cantos dos pássaros e do repetido do trinado gorjeio no alto das frondosas árvores.

Cruzamento da Rua Guilherme Rocha com a Major Facundo 1911

A Praça do Ferreira é uma quadra a começar pelo lado poente da rua Major Facundo, com rua Guilherme Rocha, em direção da rua Liberato Barroso. Bem na esquina, ficava o Café Riche, depois a Loja Broadway, do Sr. Alberto Bardawil, depois loja Tok Discos. Vizinho, com uma porta estreita, funcionou um armarinho, para venda de gravatas, camisas, lenços, canetas e relógio, depois Rei das Canetas. 

Praça do Ferreira década de 80

A seguir as Lojas Sloper (filial do Rio de Janeiro), depois Banco Mercantil do Brasil. Depois, vinha o Cine Polytheama, dos irmãos Rola, hoje Cine São Luís, geminado ao prédio que serviu de escritório da Empresa Ribeiro, de propriedade do Sr. Luis Severiano Ribeiro, hoje com rua lateral dando acesso à rua Barão do Rio Branco.


Praça do Ferreira em 1934. Ao fundo os cinemas Pholiteama, Majestic, Moderno
 
A Praça do Ferreira atual

Mais adiante a Pharmacia Pasteur - Estabelecimento Eduardo Bezerra, hoje lojas Marisa e Farmácia Avenida; ainda o antigo Cine Majestic e Bar, com cadeira de pés de ferro e pequena mesa de mármore, com música ao vivo a cargo do pianista e compositor Mozart Gondim Ribeiro, tio dos estimados amigos Humberto, Heitor Filho, Haroldo e Heloisa Diogo Ribeiro, frequentado por expoentes da cidade, como Prof. Raimundo Gomes de Matos, Quintino Cunha, Dolor Barreira, Olinto Oliveira, Heribaldo Costa, Álvaro Costa, Desembargador Leite Albuquerque, Lauro Maia, Desembargador Ubirajara Carneiro, boêmio e poeta Cid Neto. 

Cine-Teatro Majestic Palace em 1918

Era um imponente edifício de quatro pavimentos que pegou fogo na década de 40; após a demolição, funcionou a Loja de Variedades, Lojas 4.400, hoje Lojas Riachuelo e Duda´S Burger; Farmácia Oswaldo Cruz - de propriedade de Edgar Rodrigues; no andar superior da Farmácia Oswaldo Cruz - o escritório por mais de 50 (cinquenta) anos, de um dos mais brilhantes e atuantes advogados do Ceará, Olinto Oliveira. 

Farmácia Oswaldo Cruz em foto de 1952

Com ele trabalhavam, os ilustres causídicos - Professor Walmir Pontes, Professor Álvaro Costa, e os advogados Oscar Pacheco Passos e Moacir Oliveira, esse imóvel pertencia à D.ª Pierina Hinko; vizinho, uma casa térrea de 2 (duas) portas - O Foto Sales, de propriedade do Sr. Tertuliano Sales, mais tarde de seus sucessores.
Em imóvel de igual formato de rótula - a famosa Garapeira "Mundico", com refresco de pega-pinto, aluá, e, capim- santo, murici, jenipapo, cajá-imbu, cajá, caldo de cana, cajuína, tamarindo, coco babão, refresco de ervas "quebra pedra" e "vassourinha", muito procurado pelos visitantes da nossa cidade por ser medicinal. 

Desfile de 7 de Setembro na Rua Major Facundo. Ao fundo a Alfaiataria Amâncio, o Restaurante Frota, o Foto Salles e o Cine Moderno.
  
Em tempos mais recuados, a mais famosa garapeira do "Bem-Bem", especialista na excelente bebida conhecida por "jinjibirra" ou "gengibirra", muito apreciada por todos os fortalezenses, fermentada, feita de frutos, gengibre, açúcar, ácido tartárico, fermento de pão e água, conhecido no nordeste como champanhe-de-cordão, cerveja-de-barbante. Talvez fosse melhor escrita gengibirra, e que celebrizou o extrovertido "Bem-Bem". Vizinho ao Mundico, estava o Armarinho do Orion, com vendas de meias, gravatas, lenços, suspensórios, cintos, dentre inúmeros objetos masculinos.
Ainda no mesmo quarteirão da rua Major Facundo - a mais célebre farmácia da cidade a antiga Farmácia do Boticário Ferreira assomava.


Rua Major Facundo com a Farmácia Galeno. Antes funcionava no endereço a botica do Ferreira.
Rua Major Facundo no trecho onde antigamente estiveram o Cine Majestic, e a Farmácia Pasteur

Destacava-se ainda, o Cine Moderno, da Empresa Severiano Ribeiro, com sua rica e esplendorosa marquise variegada, com cristal colorido das mais vivas cores, no formato de meia concha ou cauda de pavão, dava toque de elegância e imponência à entrada daquele cinema, depois lojas Samasa, de propriedade de Sebastião Arrais; depois Sapataria Nova e Clínica de Olhos Rosângela Francesco.


Cine Moderno, demolido em 1968

Na esquina da rua Major Facundo, com a rua Liberato Barroso de um lado, existiu, nas décadas de 40/60, o Café Sport, dos irmãos gêmeos José e Estevam Emygdio de Castro, muito estimados por todos que os conheciam, foram meus patrões na firma Emygdio e Irmãos, hoje a Lojas Esquisita, do Sr. Pio Rodrigues. Eis apenas o início de um longo caminhar pelo passado de nossa cidade. 


fotos do Arquivo Nirez
extraído do ensaio Fortaleza: uma cidade e suas praças 
de Zenilo Almada 

Nenhum comentário: