quarta-feira, 10 de abril de 2013

Sobre Sete Colinas


Rua do Pirambu

A exemplo de Roma Fortaleza é uma cidade construída sobre colinas. Além de assentar-se sobre uma planície que varia de 15 a 20 metros acima do nível do mar, facilmente percebida em toda a orla marítima, do Mucuripe ao Pirambu, existem ainda hoje, não obstante o esforço de minimizá-las com o aplainamento das ruas, diversas elevações menores que então dividiam os cursos d’água que desembocava, no mar ou reforçavam o Pajeú e o Cocó.
A primeira colina ou lombada Taliense ficava onde hoje se situa a Rua Barão do Rio Branco, entre as Ruas Guilherme Rocha e Liberato Barroso. Ao tempo de João Brígido ali funcionava o Teatro Taliense, daí o nome. 

Vista do Mar da Avenida Caio Prado, que era o mais alto dos três planos do Passeio Público foto de 1908

A segunda, a Colina da Misericórdia (Marajaitiba), onde atualmente se encontra o quartel da 10ª. Região Militar, o Passeio Público, a Santa Casa e adjacências.   O visitante inglês Henry Koster, que aqui esteve em 1820, descreveu-a como uma montanha de areias. 
A terceira colina estendia-se ao sul do Córrego do Garrote, cujo ápice topográfico ficava na atual Praça Clóvis Beviláqua. No ano de 1867, mais ao sul, foram instaladas as caixas d’água da Ceará Water Works Co. Ltd, cuja distribuição era feita por chafarizes. 

 Ladeira da Prainha

A quarta colina era o Planalto ou Outeiro da Prainha, à margem direita do Pajeú, que se alargava até barranca ou descida para o mar. O Seminário Episcopal foi construído quase na extrema dessa barranca. Embaixo, estavam os trapiches e a alfândega velha.  Nessa época, as águas do mar batiam na encosta desse planalto.
A quinta Colina denominada Morro do Croatá, ficava mais para Oeste, onde ao sopé construíram as instalações da Estrada de Ferro; ao sul, à margem direita do riacho do Garrote. 

 Alto da Pimenta ou Morro do Pecado, onde foi construída a igreja do Coração de Jesus

A sexta colina estava no Alto da Pimenta (que alguns autores chamam de Morro do Pecado)  em cujo declive o Boticário Ferreira iniciou a construção da Igreja de Nossa Senhora das Dores, a qual não pode concluir. Posteriormente, ergueram no mesmo local a Igreja do Coração de Jesus. A sétima colina era o Planalto da Aldeota.

Fonte:
fotos do Arquivo Nirez
História Abreviada de Fortaleza e crônicas sobre a cidade amada, de Mozart Soriano Aderaldo
Fortaleza, 274 anos, de Lucineide Souto e José Capelo Filho. 

Nenhum comentário: