segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Colégio Castelo Branco

O colégio Castelo Branco foi fundado no dia 1° de junho de 1900 com o nome de Instituto Miguel Borges, pelo professor Odorico Castelo Branco, na Rua Major Facundo, 156-B. Em 1910 mudou-se para a Rua Senador Pompeu, 24, depois mudou-se para a Praça Senador José Júlio (Praça do Coração de Jesus) onde permaneceu até a morte de Odorico, em 1921. Após o falecimento do seu fundador, o estabelecimento de ensino  recebeu a denominação de Colégio Castelo Branco, teve seu patrimônio alienado à Arquidiocese de Fortaleza e mudou-se para a Avenida Dom Manuel no final da década de 1930.

    foto do arquivo Nirez
O arquiteto autodidata José Barros Maia (Mainha),  aluno do estabelecimento quando este funcionava na Rua Senador Pompeu, conta que o professor Odorico Castelo Branco era um grande educador e disciplinador. No internato, eram oito ou dez alunos, onde havia um aluno chamado Paulo Sanford, um dos melhores do colégio. Todas as vezes que o professor Castelo saía, mandava que Sanford tomasse conta da secretaria.
Odorico Castelo Branco tinha uma filha Odorina, cuja mãe morreu no parto. O professor nunca consentiu que ninguém tomasse conta da filha, ele fazia isso sozinho.  Um dia, ele saiu e chegando na varanda posterior da casa, olhou e viu que o banheiro estava com a porta semiaberta. Perguntou quem era o “imoral” que estava usando o banheiro.  Disseram que era o Paulo Sanford. E então, à tarde, na hora que ele precisava, mandou chamá-lo e disse:  
- ô Paulo, vá tomar conta da secretaria.  O aluno respondeu: 
- não vou, porque um imoral não pode tomar conta da casa onde o senhor tem uma filha. O professor disse:  
- pois o senhor está expulso!
Aí o colégio todo ficou ao lado do Paulo Sanford. Ele pediu desculpas porque estava no meio do ano. No dia seguinte, estavam todos expulsos. Por causa de interferências externas, ele tornou sem efeito a expulsão. Mas expulsou todos os alunos solidários com a providência que ele tinha tomado.
As escolas funcionavam em casas antigas, adaptadas, raramente alguém construía um prédio especificamente para o funcionamento de uma escola. Geralmente o diretor-proprietário  botava a secretaria e algumas salas no corpo principal da casa, o restante era esse complemento de quintal. 
A relação professor/alunos era de muito respeito, o próprio arquiteto Mainha,  para não ser flagrado fumando,  pelo professor Castelo, apagou o cigarro na mão, o que lhe valeu uma marca que ele carregou para o resto da vida.      

Fonte:
Lembrar é Viver de Novo, depoimento de José Barros Maia (Mainha)
Cronologia Ilustrada de Fortaleza, de Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez) 

49 comentários:

Unknown disse...

Saudades saudades saudades...
maldades maldades maldades... tempos bons finalzinho da década de 80 e anos 90 vivi intensamente cada minuto nesse colégio muito orgulhoso era chamado pela Diretora Dn. Rosa de seu Pires para cada chamada de atenção. Hj não moro em Fortaleza estou em Natal-RN quiz o destino mas, cada vez que volto a Fortaleza faço uma visita visual lá que hj não tem mais o nome Colégio Castelo Branco parabéns por ter colocado essa pequena história assim pude saber um pouco mais! Rafael Pires de Castro rafaelhscomp@hotmail.com

Unknown disse...

Saudades saudades saudades...
maldades maldades maldades... tempos bons finalzinho da década de 80 e anos 90 vivi intensamente cada minuto nesse colégio muito orgulhoso era chamado pela Diretora Dn. Rosa de seu Pires para cada chamada de atenção. Hj não moro em Fortaleza estou em Natal-RN quiz o destino mas, cada vez que volto a Fortaleza faço uma visita visual lá que hj não tem mais o nome Colégio Castelo Branco parabéns por ter colocado essa pequena história assim pude saber um pouco mais! Rafael Pires de Castro rafaelhscomp@hotmail.com

Fátima Garcia disse...

valeu Rafael, é sempre revisitarmos, ainda que virtualmente, os lugares da nossa memória afetiva.
Obrigada por visitar o blog.
abs

janclerques marinho de melo disse...

Vocês têm como conseguir um retrato ou foto do poeta Odorico Castelo Branco?

Há um Colégio com o seu nome em minha cidade, Floriano, Piauí, onde estudei na minha infância e preciso editar um post para o nosso blog:

www.portaldefloriano.blogspot.com

Fátima Garcia disse...

quando fiz o post procurei uma foto do sr. Castelo Branco, mas não localizei, Janclerques.
abs

Unknown disse...

estudei no castelo na decada de 80 e 90;muita mas muita saudade mesmo ;sempre quando vou a praia de iracema faço questao de passar em frente para mostrar meu filho e esposa onde passei bons momentos de minha infância e juventude

Unknown disse...

Lucio Flávio Barbosa Jucá de Araújo, Nascido em 1949, Administrador, Contador (aposentado)
mais ainda ativo na SDE da PMF:
Iniciei minha vida escolar no ano de 1955 (Do Primário a Segundo Grau),; Lembranças
Pe, Jorgelito Cals de Oliveira, (diretor)
Pe. Jonas Barros (vice Diretor)
Prof. Consuelda
Prof. Lima
Prof. Agnelo
e Tantos outros
Quantas lembranças, Chiquinho na Secretaria, Merceraria do Biel, as manhãs na porta da Escola Normal, momentos maravilhosos que marcaram uma vida.
tempo maravilhoso, onde não existia insegurança,

Lúcio Flávio Barbosa Jucá de Araújo disse...

Caro amigo Talles,

Estou muito agradecido por este registro sobre minha pessoa e minhas lembranças
do Colégio Castelo Branco, tempos maravilhosos quando Fortaleza era uma cidade
em que nós podíamos curtir as belezas naturais e o convívio entre (amigos, vizinhos,
colegas de estudo, etc). Tínhamos uma carnaval que deixou saudades (Av Dom Manuel-Corso
dos caros com o mela-mela), carnaval de rua (24 de maio/Senador Pompeu), tertúlias nos
fins de semana (Maguari e Diários-Sede antiga), a onda de vento da Rua Guilherme Rocha,
e tantas outras, coisas que hoje o cearense jovem não tem a curtir.

Unknown disse...

Estudei no Colégio Castelo Branco nos anos de 1955 a 1964, tendo com diretor o Padre Joselito Carls de oliveira e professores Padre Jonas Barros, padre Geraldo, padre Hortêncio, Padre Gessé, Professor Miller, professor Ten. Lisboa (musica), professor Antonio soares, Joel Linhares, Nogueirinha, dentre outros. Tenho muitas saudades daqueles velhos tempos em que podíamos andar em Fortaleza sem medo de ser assaltado, como acontece nos dias de hoje. Queria manter contato com algum colega que estudo no colegio Castelo neste período.

Unknown disse...

No meu tempo, os professores eram Boaventura, crispim, Moacir Wayne, Augusto, Montenegro, Rayol,Iquinho, Weter, Assis Fernandes, José Augusto, Plauto, Marcos Guedes, Cordeiro, Tarcisio mais conhecido como PA( Progressão aritimética), e outros que não me lembro

Robert Wagner Rocha Florencio disse...

Quando estudei no colégio Castelo Branco no antigo primeiro grau de 1977 a 1980 os professores eram: Linhares (Estudo Sociais); Prof Julio (Inglês e Português); Professor Nogueirinha(Matemática); Prof. Giovanni (Moral e Cívica e OSPB), Prof. Almeida (Geografia).
No segundo grau de 1981 a 1984 os professores eram o Karbage (Biologia), Juarez Leitão (Historia), Crispim (Física) , Rogério e Coelhinho (Química), Dourado (física).
Os colegas eram : Fábio Carneiro, Ricardo Matos, Leonardo Freire, Samuel Paulino, Valéria, Lucivaldo Almeida, Glaubia, Mazé, Soraia, Jesus,Sergio, Carlos Gurgel, Fernando, Marcos Antonio Chocolate, Bebeto,

Unknown disse...

Gostaria de iniciar parabenizando os autores da publicação. É sempre enriquecedor conhecer a história de instituições centenárias sobretudo ligadas a educação como foi o nosso Colégio Castelo Branco. Hoje, aos trinta e seis anos de idade, tive acesso à história do colégio onde estudei durante cerca de quinze anos, em meados de 1980 ao final dos anos 90. Isso me fez relembrar tudo o que passei naquela instituição, durante metade da minha vida. A minha relação com este colégio começou antes mesmo do início da minha vida escolar, pois a minha mãe já lecionava lá desde a década de 1970, no antigo "Jardim II", onde permaneceu por mais de vinte anos, até o momento do encerramento das atividades da instituição no início dos anos 2000. Meu nome é Ricarte, sou filho da "tia Cristina", alguns professores dos quais me lembro são: Bessa (matemática), Augusto (esposo da Dona Rosa), Almeida (geografia), Júlio (inglês), Ana (português), Didi (ospb), Calado e Júlio Cesar (história), Inacio (química), Kerbage (biologia), etc.
Essa divulgação também aumentará ainda mais o meu orgulho por ter participado dessa grande instituição de ensino.
Mais uma vez parabéns aos autores do texto.

Sandra disse...

Olá! Alguém que estudou nesse colégio entre os anos de 1981 e 1983 com uma pessoa chamada Maria Gladys ?!

Sandra disse...

Olá! Alguém que estudou nesse colégio entre os anos de 1981 e 1983 com uma pessoa chamada Maria Gladys ?!

Unknown disse...

Estudei no Colégio Castelo Branco entre os anos 1959-1969.Grandes lembranças, padres Jorgelito Calse Jonas Barros, professores, Mirtes, Consuelo, Lima(Primário), Walter (Português), Tarcísio (Matemática), Muller (Francês), Nogueirinha(Geografia) e tantos outros Hoje moro em Salvador (desde 76) mas nunca esqueci o castelo, seus professores e inesquecíveis amigos de infância e adolescência que lá conheci, como Rui(Pinheiro Nunes), Edmilson(Frota Lima Jr), os irmãos Adriano, Hildebrando e Júlio(família Espindola), Francisco Tadeu(Soares Cassunde), Francisco Átila Bezerra e tantos outros. Quando vou a Fortaleza nunca deixo de passar pela antiga Av. D.Manuel, palco do meu querido colégio de infância e adolescencia

Unknown disse...

Meu nome é Jordani Lima Chaves, comentário anterior

Unknown disse...

Estudei no Castelo do terceiro ano primário(1959) ate o cursinho pre-vestibular(1969).Meu e-mails para contato pode vc ser...Jordânia.chaves@yahoo.com.
Moro em Salvador desde 1976 mas o Colégio onde tive toda minha formação pré:-unibersitaria e amigos que lá fiz e deixei, são lembranças inesqueciveis

Unknown disse...

Jordânia Lima chaves

Unknown disse...

Jordani

Unknown disse...

Jordani.chaves@yahoo.com

Unknown disse...

Meu nome é Aquiles Baumann, estudei no Colégio Castelo no final da década de 70 e começo da década de 80. Eu duvido que tivesse aluno pior do que eu. Todos os dias a dona Rosa tinha que falar comigo, o seu Chiquinho não me aguentava. Eu só passava de ano se fosse na recuperação ou re re. Ao terminar o segundo grau, fui Fuzileiro Naval, todo uniformizado fui visitar a Dona Rosa, quando ela me viu não me reconheceu pois eu estava todo disciplinado. Depois me perguntou: Você é o Aquiles, aquele capeta?. Ficou morta de feliz. tenho saudades daquele tempo tão gostoso. Hoje moro na Florida nos Estados Unidos.

Unknown disse...

Aquiles não sei se você lembra de mim sou Cesário e agente tem um grupo no WhatsApp do castelo desta época.

Costa disse...

Também estudei nesse período. Escola maravilhosa. Dona Rosa e Sr. Chiquinho. Na saída era uma festa com picolé e pipoca na calçada.

guantakintasiebra@gmail.com disse...

Meu nome é Israel Siebra Ferreira e conclui o ABC lá em 1986.

Ana Lígia Assunção Livalter disse...

Por favor, preciso de uma informação: meu pai estudou nessa escola Castelo branco em 1962 e preciso dos certifcados de conclusão do ensino médio e histórico escolar (PRECISO COM URGÊNCIA). Como faço para conseguir o endereço ou telefone???? Pois na internet não tem.

Unknown disse...

Ola Ana Ligia...infeylizmente nao tenho essa informaçao ja moro fora de Fortaleza ha 43 anos...sei que ficava na AV. D. MANOEL( O NUMERO NAO LEMBRO,sera que Fatima Garcis(autora do site, nao podsria passar essa informaçao ?

Evaristo disse...

Boa tarde, estou no Castelo de 1970 à 1973. Evaristo Madeira."Grandes lembranças, padres Jorgelito Calse Jonas Barros, professores, Mirtes, Consuelo, Lima(Primário), Walter (Português), Tarcísio (Matemática), Muller (Francês), Nogueirinha(Geografia) e tantos outros". E isso aí.

manuel albuquerque disse...


MANUEL ALBUQUERQUE
Parabens Fátima pela publicação eu também sou saudosista sempre sque vou a Fortaleza vou ao meu squerido Castelo. Estudei de 1960 a 1965 meus colegas da época eram Laurinho Chaves, Nataniel neto, Carlos Arthur, Etenir Leitão , Mozart solon tenho muita saudade desses amigos e do colégio onde os Professores eram Jorgelito, jonas, Noguirinha, Valdo Rios, Tarcisio, Eleuterio,.Vamos incentivar esta página.

Unknown disse...

Murilo Romero Teixeira
Estudei o Colégio Castelo Branco até o 1° Científico, meus professores Aldair,Nogueirinha,linhares,Crispim,Boaventura,Padre Gerardo,Muller e liliane(Francês), Eudes, Newton, mas a minha maior recordação, por incrível que pareça, foi da minha professora do Jardim de Infância, Margarida, paixão de criança, ela alta cabelos longos, aloirados, olhos coloridos e voz rouca, muito bonita.Lembro do 1° dia que cheguei no Colégio ,chorando, com meu pai e qdo comecei a brincar naqueles ferros do vão central foi só alegria, SAUDADES,SAUDADES E SAUDADES, gostaria de ver ou ter notícias dos professores, citados, e,Principalmente, da Professora MARGARIDA. O meu fone/zapp 9.98600-1234

Unknown disse...

Tambem estudei nessa epoca. Que suadades. Eu morava a uma quadra do colegio.hoje relembro esses tempos felizes e maravilhosos.

Chef Assis Goltzman Teixeira disse...

Finalizei em 1970, eu Sou Francisco Assis Goltzman Teixeira, na Epoca padre Jorgelito diretor e Pe Jonas Vice.
Lembro do prof Tarcisio mais conhecido por "P.A." progressões aritimeticas.
Lembro do Albano prof. Ingles. Alguns colegas e conhecidos, Augusto Moita, Claudio Matoso, Caique namorava a Mona Lisa.
Tinha um não lembro o nome, mas o pai era proprietario do Rápido Cascavel, quantas vezes ele ia para o Colegio dirigindo aquele onibus monstrengo.
Boas recordacoes! Moro em Vila Velha ES. @chefassisgoltzmanteixeira

Unknown disse...

Estudei no colégio Castelo Branco de 1969 a 1976. Grades lembranças de amigos Francisco Linhares, Helder, Moldes Mendes. Laços que perdi na luta pela vida

Unknown disse...

Nildes Mendes, Fernanda,

Unknown disse...

Estudei até 1980.. 2º ano cientifico. Sou o Filgueira. No meu tempo já não lembro quem era o Diretor mas lembro do prof. Giovani, Pe. Jorgelito. D. Rosa. Seu Chiquinho o tesoureiro. Dos sanduíches de mortadela da cantina. Do prof. Linhares de historia, do Nogueirinha de Matemática. Do Julio de Inglês. Na minha turma tinha o Kleber, o Raimundo, o Eugenio, O Caetano Balmann, o Chuquinho filho do seu chiquinho, Aurelie... bons tempos...

Juca disse...

Sou dessa época também estudei com todos citados

Manuel Albuquerque disse...

Sobre a foto do Professor Castelo Branco que o colega procura para postar me lembro que havia uma grande do mesmo na recepção do Colegio no meu periodo que foi de 1960 a 1965. Essa recepção estava no lado esquerdo de quem adentrava ao predio era onde tinha as mesas do Pe. Jorgelito e do Padre Jonas. Acredito estar ou na Arquidiocese ou nos arquivos guardados de um dos dois. Contacte com familiares descendentes.

Manuel Albuquerque

Manuel Albuquerque disse...

Ao colega que estudou de 55 a 64 e disse em 2017 que procurava um contemporâneo eu sou dessa epoca saí em 1965. Estou a disposição.

Manuel

Unknown disse...

Meu nome é Elias Siqueira Karbage.Edtudei no Colégio Castelo Branco de 1960 a 1970 do primário ,ginasial e científico inclusive cursinho a noite .Tenho muitas lembranças boas dessa época .Não havia insegurança e podíamos andar para qualquer lugar sem medo .Muitos professores dedicados .Prof Miller de francês .prof Tarcisinho de matemática ,prof.Albano de inglês ,prof Valter Rios ,PRF padre Jonas de literatura e tantos outros . Lembrança inesquecível .Quando em minha memória para sempre .Fiz boas amizades .

Unknown disse...

Meu nome é Elias Siqueira Karbage e gostaria de saber se algum colega da minha época ainda mora em Fortaleza .Meu número de celular é 84 996007538 .Seria muito bom reencontrar os amigos que estudaram comigo no ginásio e científico.e também no cursinho . Parabéns a todos que estudaram nesse excelente colégio .

Anônimo disse...

Ricarte, a Tia Cristina, sua mãe, foi minha primeira professora. Estudei no Colégio Castelo Branco do Jardim ao 3o. Ano Científico (1982 a 1994). Lembro muito bem do meu primeiro dia de aula chorando nos braços da minha mãe e a Tia Cristina me acalentando. A Dona Rosa me chamava de Sena. Me chamo Roberto Sena.

Anônimo disse...

Estudei no colégio castelo branco de 1985 a 1989 e fui funcionário de 1990 a 1994 como educar e coordenador de esportes, lembranças maravilhosas, aprendizado sem preço, onde podíamos aprender, praticar esportes e nos divertir, ao lado de pessoas maravilhosas, em um momento que ainda não tinhamos tanta violência, podíamos andar pelas ruas sem a preocupação atual. Dona Rosa, senhor Armando, Sr Chiquinho tia Mirtes e tantos outros, sem esquecer padre Jorgelito, a todos minha imensa gratidão pela oportunidade de estudar, aprender, de cooperar e conhecer pessoas especiais e ter oportunidades de melhorar como ser humano, minha eterna gratidão, junto a todos os alunos, e amigos que conheci, em um ambiente que me trouxe muita coisa boa pra vida inteira. forte abraço a todos. Samuel Pinho, 991853351.

Laura disse...

Foi minha também! Inesquecível! Lembro muito dela e só tinha 4 anos! Nossa adoraria vê-la. Até tentei achar o nome dele no Facebook,mas não achei.
Ricarte, se um dia vc ler está publicação, mande mensagem para mim.Vc inclusive já foi na minha casa junto com a tia Cristina, fomos para a praia juntos! Minha mãe e eu gostaríamos muiito de ver a tia Cristina. Torcendo aqui.

Unknown disse...

Meu nome é Eduardo Tabosa, estudei no final da década de 80 e me formei em 95 no segundo grau. A escola me traz excelentes lembranças. Fui aluno da tia Cristina também, lembro dos professores Karbage (biologia), ALmeida (Geografia), Jorge Calado (história), dona Didi (OSPB), Armando (Física). Sr. Chiquinho e dona Rosa chamavam a mim e a meus irmãos de Tabosinhas. Acredito que estudei com o Roberto Sena que postou anteriormente. Moro em Fortaleza e sou professor concursado do Estado.

Antunes virino disse...

Estudei no Castelo Branco em 1974/75, Augusto Diretor, prof de física. IQUINHO FISICA, OLAVO COLARES GEOGRAFIA WETER E PLAUTO E RAYMILSON, MATEMATICA, BIOLOGIA MARTINHO ,PIMPAO E GENUINO PORTUGUES, JUAREZ LEITAO HISTORIA, MONTENEGRO QUIMICA, ROSA RELIGIAO, TURMA BOA.

Anônimo disse...

Então você deve ter se cruzado várias vezes com o ilustre cantor e compositor cearense Raimundo Fagner que estudou no Colégio Castelo Branco em 1964. Poucos sabem disso!

Anônimo disse...

Oi Elias! Por acaso estudou com uma pela chamada Mário José Falcão Medeiros?

Anônimo disse...

Vc era da turma do Robert Viegas e de Rômulo Augusto? Quero muito encontrar meu amigo Rômulo, mas não sei onde e como posso encontrá-lo, também estudei no castelo branco nesse ano

Anônimo disse...

Alguém que estudou no Castelo Branco da dom Manoel em 1974 lembra do Rômulo,Augusto? Estudou com Robert Viegas, quero muito encontrar meu amigo Rômulo, sempre olho nas redes sociais mas minha pesquisa não tem êxito. Se alguém souber , deixe aqui seu comentário. Alguém tem fotos. desses alunosn

José Dirval disse...

Olá, queridos ex-colegas! Estudei no Castelo Branco nos anos de 1977 (7ª serie), 1978 (8ª), 1979 (1º ano) e 1980 (2º ano). Meu nome é José Dirval Naziazeno e hoje sou advogado. Tenho ótimas lembranças dos bons tempos que passei nesse colégio! Li mais acima os comentários de dois colegas de turma, o Aquiles Baumann de Azevedo, que era um terror, e o Cesário! Lembro de muitos outros contemporâneos de turma, o Alexandre Caracas, Luis Mathias de Albuquerque (Pipoca), Ana Maria Cidade, Ana Lucia, Mona Lisa,Ruth, Vânia Barbosa entre tantos outros! Saudades dos velhos e bons tempos! Se algum ex-colega quiser entrar em contato, meu whats é 55 999090916. Forte abraço a todos!