segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção (Forte Schoonenborch)

Gosto de visitar as construções que contam o começo da história das cidades, velhas fortificações dotadas de armamentos que objetivavam resguardar a localidade e prevenir contra invasões estrangeiras.  Visito  esse tipo de construção em cada lugar que  vou, se tiver um forte, certamente já fui ou ainda irei lá. Geralmente são preservados e exibem peças, objetos, mapas e muitas informações sobre o papel que essas edificações cumpriram em tempos menos pacíficos; Todas são abertas à visitação pública, fazem muita divulgação  para que todos possam ter acesso e conhecer a sua trajetória que se confunde com os primórdios das cidades.

Estátua do General Sampaio

Mas esse não é o caso da nossa Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção, ou o antigo Forte Schoonenborch,  cuja  visita se restringe à área externa, a mesma que você vê quando passa na rua. O motivo da não permissão de acesso às dependências, é que está todo ocupado pelo quartel da 10° RM. 
Mas ocupado por quê? Há muitas áreas militares por toda a cidade, onde o quartel poderia se instalar, mas o forte, que viu a cidade nascer, é único, e sem similares. E certamente, tornar invisível aos olhos dos fortalezenses, um dos capítulos mais importantes da história de Fortaleza, em nada contribui para melhorar a nossa fama de cidade sem memória
Algumas imagens  externas da Fortaleza de N.S. de Assunção. Pouco, muito pouco. Mas é o que temos prá hoje.          


 monumento em homenagem a Martim Soares Moreno
O nome primitivo do forte – Schoonenborch –  era uma homenagem ao governador holandês do Recife. A construção serviu para firmar por alguns anos a mais, o domínio holandês no Ceará.


amuradas com alguns canhões
 portão de aceso ao Passeio Público
 prisão de Bárbara de Alencar 

Praça de Nossa Senhora de Assunção

Há um pequeno museu dentro da Fortaleza, dedicado ao General Sampaio, herói da Guerra do Paraguai. Mas não abre aos domingos, dia que fizemos essas fotos. O "tour" pela área externa, é feita na companhia de um soldado, que fornece alguns dados sobre a edificação. Devido a limitação da área que pode ser acessada, a visita à fortaleza não figura em roteiros turísticos.  

Fazendo uma breve comparação entre a nossa fortaleza de N.S. de Assunção, e a Fortaleza dos Reis Magos em Natal, Capital do Estado do Rio Grande do Norte, que teve a mesma importância histórica do Schoonenborch, já que foi também o marco inicial da cidade (de Natal).  As fotos são de 2010. 







 fotos de Rodrigo Paiva e Fátima Garcia

Nenhum comentário: