A história do Museu de Arte da UFC começou ainda em 1956 quando a Reitoria é instalada no Benfica, passando a ocupar a mansão da família Gentil. Nos altos da edificação o gabinete do reitor exibia o regionalismo de Raimundo Cela através do óleo sobre tela Rolando para a Terra. No térreo, o Salão Nobre, era estampado com um retrato de Martins Filho, pintado por Oswaldo Teixeira.
É a partir desse Salão Nobre que vai ser deflagrado um permanente programa de atividades artísticas. Este exercício de difusão cultural afirmará a necessidade do futuro museu de arte através de um programa que se estenderá a diversas áreas da instituição: além da Reitoria, a Imprensa Universitária, a Faculdade de Farmácia e a Faculdade de Direito serão palco desses eventos propagadores da arte.
Esse programa se torna visível a partir de 1957, e se prolongará até 1960, às vésperas da inauguração oficial do museu de arte, marcando o período pioneiro do que viria a se transformar no Museu de Arte da UFC.
O Museu foi inaugurado oficialmente no dia 25 de junho de 1961, no campus do Benfica, na Avenida da Universidade. A sede própria foi construída em 1965, passando depois por sucessivas reformas e ampliações.
O MAUC encontra-se ao lado de outros equipamentos culturais da UFC como a Rádio Universitária, as Casas de Cultura Estrangeira, cursos de Arquitetura, Comunicação Social, História, Biblioteconomia, Cinema de Arte, que juntos compõem o Polo Cultural do Benfica.
Espaço Pioneiros e Fundadores
Espaço da Cultura Popular
Sala Aldemir Martins
Sala Antonio Bandeira
Sala Raimundo Cela
Sala Descartes Gadelha
Sala Chico da Silva
O Museu está promovendo uma exposição comemorativa do seu cinquentenário, que teve inicio no dia 22 de junho e se estenderá até o dia 11 de novembro de 2011.
Horário de visitação: de segunda à sexta, de 8h às 12h e de 14h às 18 horas
Telefone (85) 3366-7481
Fica na Avenida da Universidade, 2854, Benfica
2 comentários:
É bom de se ver o que há de melhor nas artes plásticas cearenses reunidos em um só lugar.Gostei de ver o MAUC novamente,faz tempo que não o visito.Bela postagem.
O MAUC organizou uma exposição pelo cinquentenário que vai até novembro. Tá bem bonito.
Postar um comentário